quinta-feira, outubro 26, 2023

“Está tudo bem com ele”: Kremlin é forçado a negar rumores crescentes de que Putin sofreu parada cardíaca há poucos dias

O Kremlin negou esta semana os rumores crescentes de que Vladimir Putin terá sofrido uma paragem cardíaca no passado domingo: Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, riu-se mesmo das alegações de que o presidente russo utiliza duplos em aparições públicas. “Está tudo bem com ele, esse é absolutamente mais um rumo falso”, insistiu, negando qualquer utilização de duplos. “Posso dizer que não há duplos quando se trata de trabalho e assim por diante”, frisou. “Este tipo de histórias pertence à categoria de notícias falsas, discutidas com tenacidade invejável por vários meios de comunicação social. Isso não traz além de um sorriso no Kremlin”, garantiu. Esta é a segunda vez este ano que Peskov é forçado a negar o uso de duplos, muitas vezes associados a problemas de saúde supostamente graves de Putin. O porta-voz sublinhou que o presidente russo está em boa forma e bem. “Os rumores representavam uma farsa absurda”, reforçou.

O canal ‘General SVR’, da rede social ‘Telegram’, que tem defendido que Putin sofre de uma doença terminal de cancro, indicou que terá sofrido uma “paragem cardíaca” no domingo à noite, sendo que as aparições recentes do presidente russo, incluindo visitas ao estrangeiro, foram feitas por um ou mais duplos. O problema cardíaco motivou uma intervenção rápida dos médicos e foi posteriormente levado para uma unidade especial de terapia intensiva na sua residência oficial. “Os médicos realizaram a reanimação, tendo previamente determinado que o presidente estava em paragem cardíaca”, informou o canal. “A ajuda foi prestada a tempo, foi acionado o coração e Putin recuperou a consciência.”

O estado de saúde de Vladimir Putin tem sido alvo de diversos rumores. Segundo o chefe da inteligência militar da Ucrânia, Kyrylo Budanov, o verdadeiro Putin não é visto há mais um ano. “Aqueles que todos conheciam foi visto pela última vez por volta de 26 de junho de 2022”, afirmou. Uma reportagem recente da televisão japonesa utilizou Inteligência Artificial para analisar o rosto, o andar e a voz de Putin em múltiplas aparições, concluindo que teriam sido usados um ou talvez dois duplos.

Recentemente, o presidente russo deslocou-se ao Quirguistão e à China e tem-se mostrado extraordinariamente ativo em viagens dentro da Rússia: na semana passada, visitou Perm e manteve conversações com o seu comandante de guerra, o general Valey Gerasimov, em Rostov-on-Don. Segundo o canal do Telegram, foi através de duplos que passaram por cirurgias plásticas e anos de treino pelos serviços secretos russos (Executive Digest, texto do jornalista Francisco Laranjeira)

Sem comentários: