terça-feira, abril 10, 2012
SATA Internacional deixa de operar entre Lisboa e o Funchal
O terceiro ciclo da Autonomia: PSD quer os Açores como "região económica"
Açores: PP propõe inquérito parlamentar aos gastos da saúde
Açores: farmácia vende medicamentos em unidose
"Los ajustes llegan a la televisión"
Los 13 entes públicos regionales cuestan 1.400 millones de euros
Además de implantar líneas de austeridad, el director general de la televisión andaluza y presidente de turno de la Forta (el organismo que agrupa a 12 autonómicas), Pablo Carrasco, reclama un debate a fondo sobre la televisión pública. Asegura que en momentos como este hay servicios públicos, como la sanidad y la educación, que hay que preservar, pero la Administración también “tiene que prestar muchos otros servicios y uno de ellos es la televisión pública”. Carrasco cree que hay que centrar el debate en qué servicio público se quiere prestar y cuánto dinero cuesta. Y recuerda que en Andalucía, descontando los fondos que la Junta destina a sanidad y educación, la televisión representa menos del 1% del resto de su presupuesto. En EITB, el ente vasco, la subvención se recorta en 12 millones. Los tiempos de bonanza han pasado. Ahora toca “la cuadratura del círculo”, como augura el portavoz de la Generalitat de Cataluña, Francesc Homs. Esto es, mantener la calidad y la audiencia con un presupuesto reducido. La corporación catalana ha empezado ya el plan de choque. TV-3 ha clausurado corresponsalías en el extranjero (Marruecos y Sudamérica) y ha decidido cancelar las emisiones por satélite que realizaba desde 1997 y que permiten sintonizar TV3 en Europa y América. Quienes quieran ver estas señales tendrán que hacerlo a través de Internet, una solución mucho más barata.
Carrasco: “Tenemos que intentar hacer lo mismo con menos dinero”
Con siete canales de televisión en el aire, la corporación catalana es la que tiene un mayor presupuesto de todas las autonómicas: 378,5 millones, un 15% menos que el año pasado, de los que 260 son aportados por el Gobierno de Artur Mas. La compañía calcula que recaudará del mercado publicitario 84,7 millones y que captará 33,8 de “otros ingresos” (venta de programas, por ejemplo). Pero se verá obligada a recortar costes por varias vías. Una portavoz de la corporación destaca la absorción de empresas para reducir la estructura del grupo y el adelgazamiento, por ley, del consejo de administración: de 12 miembros más el director general, se pasará a seis. Los recortes se notarán en la pantalla. Algunas cadenas han renunciado al fútbol de Liga, a la fórmula 1 y al final de temporada se quedarán sin Champions. “Las subvenciones y los recursos publicitarios han bajado y tenemos que intentar hacer lo mismo con muchos menos dinero”, afirma el responsable de la televisión andaluza. ¿De dónde recortar? “Eliminando la grasa”, dice Carrasco. O lo es lo mismo: evitando los gastos en los que se incurre en tiempos de bonanza. Canal Sur ha disminuido en un 25% los gastos de producción de programas. “La audiencia se resiente, pero no queda otra”, recalca Carrasco.
Aragón cierra el canal en HD y Castilla-La Mancha su segunda emissora
Entre esa “grasa”, algunas cadenas sitúan a su plantilla. La radiotelevisión valenciana (RTVV) ha encargado al despacho Garrigues el diseño de un expediente de regulación de empleo. Por esta labor pagará al bufete, que ganó el concurso de licitación, 125.000 euros. Canal 9 tiene una plantilla de 1.800 trabajadores, “más que Antena 3, Telecinco y Cuatro juntos, y estamos hablando de canales nacionales”, dijo recientemente el presidente de la Generalitat, Alberto Fabra. Y continuó con la argumentación habitual: “Esto no puede ser. No lo podemos pagar. No es que nos guste hacerlo [el ERE], es que no nos queda más remedio. O no podremos atender otros servicios como la sanidad o la educación”. Los trabajadores de RTVV todavía no conocen cómo actuará el liquidador y cuáles serán los criterios para los despidos. Algunas de las televisiones más jóvenes, como las de Aragón, Baleares, Asturias o Murcia, han optado por externalizar la producción de contenidos (desde los informativos a los programas de entretenimiento), lo que les permite tener costes de plantilla ajustados. Otras, como las de Cataluña o Madrid, se han inclinado por la producción interna. Son también empresas más antiguas, y con plantillas más numerosas (1.800 personas en la televisión catalana y 1.150 en la madrileña). La supresión de canales es, sin embargo, la medida más recurrente y fácil para ahorrar. Aragón Televisión anuncia la eliminación de su frecuencia en alta definición (HD). Fue una de las pioneras, pero este año da un paso atrás por culpa de los recortes. La desaparición del canal de HD será nefasta para la industria audiovisual de la región, ya que la televisión es uno de sus principales motores del sector.
Foro ha asfixiado a la corporación asturiana al retirar las asignaciones
También el ente castellano-manchego clausura su segundo canal, aunque esta comunidad tiene otros planes para su televisión: la privatización. Telemadrid, por el contrario, mantendrá viva La Otra. “Prácticamente toda la programación se hace con medios propios. Suprimirla sería un ahorro ínfimo”, apunta un portavoz. Pero si hay una televisión en situación crítica esa es la de Asturias. La RTPA, el ente del Principado, ha sufrido el ataque político directo de Foro Asturias, el partido que lidera Francisco Álvarez Cascos. La decisión del Ejecutivo de Foro de cancelar las transferencias de 13 millones de euros que estaban asignadas en los presupuestos de 2011 han llevado a la RTPA a una situación de quiebra técnica. Aunque poco tiene que envidiar la valenciana Canal 9, que acumula una deuda cercana a los 1.400 millones de euros” (texto da jornalista Rosario G. Gómez do El Pais, com a devida vénia)
Espanha: “PP y PSOE vuelven a cambiar la ley electoral para movilizar el voto emigrante”
Espanmha: Las comunidades aceleran la entrada de la gestión privada en Sanidad
Agência diz que Portugal "irá cair" e arrastar Espanha e Itália
Espanha: "Las regiones deben devolver este año deuda por valor de 20.700 millones"
Un buen ejemplo de la tarea titánica que les espera a las autonomías se producirá en mayo. Solo en ese mes afrontan el vencimiento de 2.755 millones en bonos para particulares emitidos el pasado ejercicio y ya hay comunidades que han logrado financiación, pero siempre a costa de elevar la rentabilidad que pagan. Andalucía ya ha cerrado una emisión de títulos a uno y dos años por un importe de 420 millones, por los que pagará una rentabilidad del 5% y del 5,5%. Por su parte, la Generalitat de Cataluña aún está inmersa en la operación para colocar este mes otros 2.150 millones para cubrir el vencimiento previsto para el 2 de mayo. El Ejecutivo catalán ofrece una rentabilidad del 4,5% por los títulos a un año y del 5% a dos años. Solo en el primer día de la emisión, iniciada el pasado lunes, logró compras por 200 millones (casi un 10% del total). La que no se ha pronunciado al respecto ha sido la Comunidad Valenciana, que en mayo afronta vencimientos por valor de 470 millones. De momento, no hay confirmación de una nueva emisión de la Generalitat, que ya sufrió en su ultima tentativa (la tercera en año y medio) para colocar apenas la tercera parte de los 1.800 millones previstos a una rentabilidad del 5% anual a un año y del 5,5% anual a dos años. Cataluña y la Comunidad Valenciana son las dos comunidades con mayor nivel de deuda en relación al PIB, con un 20,7% y un 19,9%. En tercer lugar figura Castilla-La Mancha, con un 18%. Esta última debe en términos absolutos 6.587 millones, de los que apenas 1.732 corresponden a emisiones de deuda y el resto (4.556, un 70% del total) a préstamos bancarios. El gran deterioro económico de esa región le ha cerrado las puertas de los mercados financieros y le ha obligado a refinanciar las deudas pendientes con la banca.
Las cifras
- 5,5% es la rentabilidad que ha ofrecido Andalucía en su última emisión de bonos para colocar títulos a dos años.
- 10.363 millones es el montante de los vencimientos de Cataluña para 2012.
- 470 millones es el volumen de deuda a corto y largo plazo que le vence a la Comunidad Valenciana solo en el mes de mayo.
El palo y la zanahoria estatal con las autonomias
"El Ejecutivo no está dispuesto a dejar caer a ninguna comunidad autónoma". Con esta frase, el ministro de Hacienda, Cristóbal Montoro, dejó claro el pasado mes de diciembre que el Ejecutivo estaba dispuesto a asistir a las regiones con mayores desequilibrios económicos. En esa fecha, Cataluña y Comunidad Valenciana tuvieron verdaderos problemas para afrontar el pago a sus empleados públicos ante la caída de los ingresos y el incremento imparable de la factura correspondiente a los intereses de la deuda. Esa asistencia, sin embargo, no se había traducido hasta ahora en ningún mecanismo de financiación en concreto. Ha sido el ministro de Economía y Competitividad, Luis de Guindos, el que ha explicitado que se creará antes del verano un ente para la emisión de hispanobonos (deuda autonómica con el aval del Estado). Dicho organismo representará a todas las regiones, se encargará de la coordinación de las emisiones de deuda y permitirá, según los cálculos del Ejecutivo, un ahorro de costes de 1.000 millones, así como acabar con las tensiones de liquidez de algunas regiones. Como contraprestación, el Ejecutivo se ha asegurado el control sobre las cuentas autonómicas a través de la Ley de Estabilidad Presupuestaria. En esa norma se establece que el Ejecutivo podrá sancionar desde mayo a aquellas regiones que no cumplan con el objetivo de déficit para este año (1,5% del PIB). Un límite inalcanzable para algunas regiones cuyo déficit cerró muy por encima del 1,3% previsto para 2011, como Castilla-La Mancha (7,30%), Extremadura (4,59%), Murcia (4,33%) o Cataluña (3,72%)”
FMI alerta que Portugal não tem estratégia para crescer depois de 2012
Segundo o jornalista do Jornal I, Bruno Faria Lopes, “sem medidas com impacto positivo de curto prazo na economia, até o cenário de estagnação no próximo ano é “incerto”. FMI pede alternativas ao corte da Taxa Social Única No papel, as previsões económicas do FMI estão alinhadas com as do governo português – nas entrelinhas, contudo, os técnicos do Fundo revelam dúvidas sobre a capacidade do país recuperar a partir do próximo ano sem medidas de estímulo de curto prazo. O FMI parece não acreditar que as reformas estruturais tirem o país da recessão num horizonte imediato e alerta o governo para a necessidade de tirar já um coelho da cartola. “Em particular, o governo tem de identificar e adoptar um conjunto de reformas que desenvolvam uma resposta de curto prazo do lado da oferta na economia”, realçam os técnicos do Fundo no terceiro relatório de avaliação do programa da troika. A ausência de medidas, combinada com a austeridade orçamental e o risco que pesa sobre a conjuntura externa, levam o FMI a admitir que a previsão de estagnação de 0,3% para o próximo ano e de recuperação de 2% em 2014 estejam sujeitas a “incerteza”. A existência de sinais claros de recuperação económica é um ponto central para o regresso de Portugal aos mercados de dívida. O FMI tem revelado algum cepticismo sobre a capacidade imediata de Portugal crescer sem medidas extraordinárias de estímulo. No início do programa, o Fundo esperava que o corte na Taxa Social Única (TSU) – um alívio para as empresas exportadoras – desempenhasse o papel de impulsionador da competitividade no curto prazo, enquanto as reformas estruturais demorassem tempo a produzir efeitos. Depois do governo ter deixado cair a medida, por implicar riscos para a execução orçamental, o Fundo continua a insistir que sem alternativas será difícil conquistar crescimento via exportações. “Na ausência destas medidas não esperamos que Portugal recupere no horizonte de previsão [até 2014] a quota de mercado que tem vindo a perder nos últimos anos”, aponta o relatório. O FMI reconhece o crescimento das exportações acima da procura externa subjacente entre 2010 e 2011, mas não espera que o comportamento se mantenha até 2014. Na teleconferência de imprensa no final da semana passada com jornalistas portugueses e estrangeiros, o director da missão do FMI em Portugal moderou o tom crítico do relatório – que denuncia o “pouco progresso em identificar alternativas” ao corte da TSU – apontando que a dificuldade maior nas medidas é conceptual e não de execução. “O mais difícil é identificar as áreas de maior retorno e em que o governo deve investir capital político”, afirmou Abebe Selassie. Numa apresentação em Washington há cerca de um mês, o ministro das Finanças Vítor Gaspar destacou estudos da OCDE e do Banco Central Europeu que atribuem um efeito de longo prazo às reformas estruturais – entre três a cinco anos – de cerca de 5% do PIB. No imediato, contudo, Gaspar admitiu que o governo “não tem uma boa percepção dos impactos” a curto prazo. “É justo dizer que simplesmente não sabemos”, afirmou. Nos mercados financeiros crescem as dúvidas sobre o cenário económico português, com várias casas de investimento a preverem a continuação da recessão em 2013. “Pensamos que o cenário económico será revisto em baixa na próxima reavaliação [da troika] incluindo uma recessão em 2013”, aponta o banco Nomura, numa nota publicada na semana passada. Sem impulso externo e no quadro de uma moeda forte será muito difícil para a economia portuguesa crescer, uma vez que os outros dois motores – o consumo e o investimento – estão afundados sob o peso do ajustamento da troika e das dificuldades de financiamento. Outras dúvidas. O risco que paira sobre o cenário económico é um dos factores que motivam a troika e o governo a admitirem já claramente que Portugal pode não ter condições para voltar aos mercados de dívida no próximo ano. O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho admitiu isso mesmo no sábado. Governo e troika mantêm que o cenário central é o de regresso ao mercado, mas todos (ver ao lado) vão abrindo a porta para um prolongamento da assistência financeira europeia – algo que na comunidade financeira é dado como praticamente certo, naquilo que o FMI classifica no relatório como um tipo de profecia que se cumpre”.
Ministério substitui professora acusada de provocar depressões...
OCDE: Portugal tem de chumbar menos alunos...
Desespero: Bancos espanhóis vendem casas ao desbarato e financiam hipotecas a 100%...
Banco Central Europeu empresta mais à banca e menos à economia
El reloj de 23.000 euros que escapó al Photoshop de la Iglesia Ortodoxa rusa
Escreve o ABC que “un reloj Breguet, valorado en 30.000 dólares -unos 23.000 euros-, ha sumergido a la Iglesia Ortodoxa rusa en una gran polémica. Todo ha comenzado con una fotografía en la que se podía ver al Patriarca Kirill I con ese reloj en su muñeca, algo que despertó toda clase de criticas, sobre todo entre la oposición rusa, por lo ostentoso que resultaba. La fotografía, retirada, con el reflejo del reloj Sin embargo, la fotografía desapareció y fue sustituida por otra en la que no se veía el reloj pero sí su reflejo en la mesa, por lo que la manipulación no hizo sino incrementar las quejas. La iglesia se disculpó y optó por volver a colgar la fotografía original pero antes, el Patriarca Kirill insistía en una entrevista en que él nunca se había puesto el reloj y que todo se trataba de una manipulación, según informa «The New York Times». Para el Patriarca, partidario de Vladimir Putin, este episodio le ha puesto en el ojo del huracán de los más críticos con el régimen, como es el caso de Aleksei Navalny, quien ha calificado el hecho de «vergonzoso», y de múltiples bloggers, quienes han denunciado la «hipocresía eclesiástica». Por su parte, la Iglesia, tras eliminar la fotografía retocada, culpó a los editores de su servicio de prensa de lo que calificó de «error técnico» y, a través de un comunicado, informaba de una investigación sobre lo ocurrido: «Una grave violación de la ética interna se ha producido y será investigada a fondo. Los culpables serán severamente castigados». Con todo, no parece que con esta disculpa se vayan a calmar los ánimos ya que cada vez es más creciente entre la sociedad rusa el malestar por el papel y poder que ha ido adquiriendo la Iglesia en los últimos años. De hecho, ha llegado al punto de que, en las últimas décadas, se ha acercado cada vez más al Kremlin llegando a incluso a perecer una rama del Gobierno. Además, ha extendido su influencia en una amplia gama de ámbitos de la vida pública, tales como las escuelas, los tribunales y la política”.Metro do Porto só fechou um financiamento com a banca comercial em 2011
FMI insiste que tabelas salariais do Estado são para alterar este ano
70 em cada mil euros emprestados às empresas são de cobrança duvidosa
Programa da troika faz salários reais recuarem quase 20 anos
OCDE: Economia continuará a deteriorar-se em Portugal
INE: A Península Ibérica em Números - 2011
Açores: Movimento cívico quer alterar lei eleitoral para evitar aumento de deputados
Açores: PS e PSD não comentam proposta para evitar aumento do número de deputados
INE: Índice Sintético de Desenvolvimento Regional - 2009
Apenas quatro regiões acima da média de desenvolvimento do país
No fundo da tabela estão Pinhal Interior Sul (92,94), Tâmega (92,52), Alentejo Litoral (92,02) e Açores (90,73). Olhando a cada parcela do índice, na área da competitividade há apenas quatro sub-regiões que superam o nível médio do país: Grande Lisboa (120,58), Grande Porto (103,83), Baixo Vouga (103,03) e Entre Douro e Vouga (101,15). As sub-regiões menos competitivas são Alto Alentejo (82,06), Alto Trás-os-Montes (81,48), Pinhal Interior Sul (80,75) e Serra da Estrela (80,18). Já ao nível da coesão, "os resultados obtidos refletiam maior equilíbrio do que os observados para a competitividade", destaca o INE. Contas feitas, metade das sub-regiões apresentam "um desempenho superior à média nacional, evidenciando-se um espaço continental central, com maior coesão, face às sub-regiões do Norte e do Sul e às regiões autónomas". O Baixo Mondego regista o mais alto nível de coesão (108,45) por oposição aos Açores, com o nível mais baixo (83,87). Tal como em edições anteriores do estudo, a parcela relativa à qualidade ambiental tende a ter melhores resultados nas regiões menos competitivas, ou seja, "as sub-regiões do Litoral apresentam, em geral, menor qualidade ambiental", enquanto a Serra da Estrela "tem o resultado mais elevado (111,90)". O Alentejo Litoral estava no extremo oposto (90,26) da qualidade ambiental. Ainda segundo o INE, nesta edição do ISDR houve "alterações ao nível da informação de base" que impedem comparações diretas "com dados anteriormente publicados". O ISDR tem por base uma matriz de 65 indicadores estatísticos para as 30 sub-regiões NUTS III portuguesas, distribuídos por três componentes: competitividade, coesão e qualidade ambiental”.
Portugal é o sexto país da UE com os preços da gasolina 95 mais elevados
Escreve a jornalista Daniela Teles Fernandes do Jornal I que “o IVA e imposto sobre produtos petrolíferos têm um peso de 51,5% sobre o preço por litro da gasolina 95 vendida ao consumidor. Portugal é o sexto país da União Europeia onde os preços da gasolina 95 sem chumbo são mais elevados. Os dados estatísticos do portal europeu da energia mostram que, ontem, o preço médio por litro da gasolina 95 sem chumbo era de 1,766 euros, encontrando-se à frente de nós a Itália (1,859 euros), a Dinamarca (1,856 euros), a Holanda (1,855), a Grécia (1,838) e a Suécia (1,794). Os números mostram igualmente que o preço médio da gasolina 95 sem chumbo isento de impostos era de 0,851 euros, o que significa que a carga fiscal tem um peso de 51,53% sobre o preço de retalho. Relativamente ao preço do gasóleo por litro, o custo médio sem taxas fixou-se também ontem em 0,893 euros (cerca de 4 cêntimos mais baixo que o da gasolina sem chumbo). O IVA e o ISP tiveram um peso de 42,35% sobre o preço de venda ao consumidor, 1,549, o que o põe no oitavo lugar dos mais caros da Europa. A diferença de carga fiscal sobre os combustíveis entre Portugal e Espanha é a principal razão da preferência de tantos consumidores portugueses que residem perto da fronteira pelos postos de abastecimento do país vizinho. Ao observar o preço médio da gasolina 95 sem chumbo sem impostos nos dois países, verificamos que o valor é praticamente igual (aproximadamente 0,85 euros). No entanto, se compararmos o peso do ISP e do IVA, verificamos que em Espanha o valor é de 44,85%, por comparação com os 51,53% verificados em Portugal. No caso do gasóleo, Espanha também oferece preços de venda ao consumidor mais baixos que Portugal, quer porque o preço sem taxas é mais baixo que em Portugal, quer porque também a carga fiscal é menor. Se compararmos os preços dos cinco países da UE (Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Irlanda) que enfrentam o desafio da consolidação orçamental, sujeitando-se a medidas de austeridade, concluímos que os condutores italianos são os que mais sofrem com a carga fiscal sobre os preços retalhistas dos combustíveis. Ontem as estatísticas europeias mostravam que na Itália o preço médio por litro da gasolina 95 era de 1,859 euros e o do gasóleo de 1,735 euros, o que revela que o ISP e o IVA tiveram um impacto de 55,24% e de 51,52%, respectivamente. A Irlanda também se destaca por um peso elevado das taxas sobre a gasolina 95 e sobre o gasóleo. Porém, os preços isentos de impostos são os mais baixos entre os cinco países, uma vez que os custos relativos a refinação, transporte, seguro, armazenamento, distribuição e venda ao consumidor originam uma margem relativamente mais baixa. Assim, ontem os consumidores irlandeses pagaram em média 1,656 euros por litro de gasolina; já pelo gasóleo pagaram 1,585 euros. Sendo o preço dos combustíveis ao público na UE o resultado do preço de compra do crude por litro (0,588 euros, igual nos 27 países), mais a margem, acrescida do ISP e IVA, Passos Coelho já fez saber que o governo nada poderá fazer para baixar o respectivo custo para o consumidor. “Esta matéria não depende da nossa intervenção”, afirmou o primeiro-ministro a 19 de Março num comunicado divulgado no portal do executivo. Contudo, ainda em Maio de 2008, Passos Coelho tinha uma visão contrária, quando pedia ao antigo primeiro-ministro José Sócrates que estudasse urgentemente a hipótese de baixar o ISP, a fim de evitar o “colapso económico”.Titanic: memórias do naufrágio ainda navegam por três famílias madeirenses
Segundo o Jornal I, "é um icebergue de emoções o que vive por estes dias Maria Jardim Figueira, uma das guardiãs das memórias do naufrágio do Titanic onde seguia o avô, madeirense de 21 anos natural do concelho da Calheta. "A gente queria conhecer o avô e não se conheceu", conta, entre lágrimas, Maria, de 82 anos, que guarda, sem nunca o ter visto, nem em fotografia, esta imagem do avô, José Neto Jardim: "Tinha um metro e sessenta, cabelo preto, olhos castanhos e barba preta. O resto não sei." José Neto Jardim e mais dois madeirenses, todos agricultores, um do concelho da Calheta, outro da Ponta do Sol, eram três dos portugueses que seguiam a bordo do Titanic em busca do "eldorado" do outro lado do Atlântico.À Calheta, a notícia do naufrágio, há cem anos, chegou, primeiro, na forma de premonição, quando a mulher de José Neto Jardim, que carregava um bebé de nove meses ao colo, mãe de Maria Jardim Figueira, bordava acompanhada de outras aldeãs.
"Quando a minha avó ia exatamente pôr a agulha no bordado caiu-lhe em cima do dedo uma lapa do mar viva", explica Maria, referindo que a inusitada situação foi rapidamente disfarçada: "Foi uma gaivota que veio do mar para a serra e trouxe isso nas patinhas e caiu-te aí", alguém disse. Mas não tardaria muito a confirmação do presságio.
"Chegou um telegrama para a Marconi e veio o regedor da freguesia dizer 'olha Maria o Titanic afundou, o teu marido morreu'", adianta quem, desde tenra idade, foi "gravando" as conversas da avó e da mãe.
Uma delas dá conta que, pouco depois do embarque de José Neto Jardim, no Funchal, rumo a Southampton, Inglaterra, de onde zarpou o Titanic, a sua família foi ao fotógrafo para tirar o "retrato" que lhe enviaria para os Estados Unidos da América. A fotografia nunca saiu da Madeira, José Neto Jardim nunca encontrou o sonho americano.
O mesmo sucedeu com o bisavô de Bernardete Moura, de 52 anos, também da Calheta.
Na "mala de cartão" de Manuel Gonçalves Estanislau, de 37 anos, havia um posto de trabalho numa fábrica de algodão norte-americana e a esperança de dar uma vida melhor à mulher e aos filhos que ficaram na ilha. O seu passaporte era o n.º 580, de março de 2012, segundo o Arquivo Regional da Madeira.
Bernardete coleciona as memórias que se seguiram ao naufrágio, transmitidas pela avó e pela mãe, assim como outros materiais: não lhe faltam fotocópias da lista de passageiros, onde surge o nome dos madeirenses, viajantes de terceira classe, ou do telegrama com o pedido de socorro que se seguiu ao embate no icebergue.
"A minha avó contou que souberam através da polícia da Calheta, que veio a casa informar, depois de ter recebido um telegrama", refere Bernardete.
Já o que aconteceu a Domingos Fernandes Coelho, solteiro de 20 anos, foi uma incógnita para os mais próximos durante quase um século.
"A família não falava em nada, não sabia", diz o sobrinho-neto, Adelino Fernandes Coelho, de 68 anos, explicando que a notícia, que parecia estar submersa nas profundezas do Atlântico, emergiu pelas mãos de um jornalista quando passaram 90 anos do naufrágio.
Nas ondas de informação que se seguiram haveria de saber que os pais de Domingos Fernandes Coelho receberam uma indemnização, assim como os familiares das restantes vítimas mortais madeirenses, cujos corpos, se resgatados nunca foram identificados, com valores entre 60 a 150 libras.
Adelino Coelho admite que foi do seu avô, já radicado na América mas de quem nunca se soube mais nada, que partiu o convite para a deslocação à terra do Tio Sam do irmão, que, segundo a "Encyclopedia Titanica", disponível na internet, tinha o bilhete 3101307, adquirido por cerca de sete libras.
O resto da história escreve-se com as imagens do filme "Titanic", de James Cameron, que a família tem bem vivas: da "pedra de gelo" que "rebentou com o barco" e "aquela gente a fugir, a gritar, a fugir da morte".
"Então não se fica com pena a ver um familiar naquelas agonias?", pergunta Maria Ângela Coelho, de 67 anos, mulher de Adelino, casal com 11 filhos, sete emigrados, que remata: "É triste quem caminha e não chega ao seu destino".
Reformas na Suíça com tecto máximo de 1700 euros

Intenção de Voto: PSD consolida liderança!
Após a quebra verificada em Fevereiro, o PSD alcançou em Março 36.5% de intenção de voto, reforçando a liderança em 6.3 pontos percentuais relativamente ao mês anterior. O PS também manteve a segunda posição em termos de intenção de voto, registando em Março 20.5%, o que significou uma quebra mensal de 5.4 pontos percentuais. A coligação CDU (PCP/PEV) manteve a terceira posição, com uma intenção de voto de 7.6%, descendo 1.7 pontos percentuais face o mês anterior. O quarto lugar do Bloco de Esquerda também se manteve inalterado, subindo 0.3 pontos percentuais entre Fevereiro e Março, chegando a este último mês com 6.3% de intenção de voto. O CDS-PP manteve o último lugar em termos de intenção de voto, com 5.2%. Apesar da última posição, este partido subiu 1.3 pontos percentuais entre Fevereiro e Março.
(fonte: Marktest.com, Abril de 2012)
Diários de informação geral com mais audiência

No perfil destas publicações, vemos que os homens, os indivíduos entre 25 e 34 anos, os residentes no Grande Porto, assim como os quadros médios e superiores e os indivíduos da classe alta são os que apresentam maior afinidade com estes títulos, com índices de audiência mais elevados do que a média.O Bareme Imprensa é o estudo regular da Marktest que analisa os hábitos de audiência de imprensa dos residentes no Continente com 15 e mais anos. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto. Veja aqui um documento de apresentação do Anuário de Media e Publicidade 2011, bem como a listagem completa de informação disponível no relatório (fonte: Marktest.com, Abril de 2012)
Num ano, marcas de Imprensa sobem 9 pontos em audiência crossmedia
Nova informação recolhida
Após um primeiro estudo centrado nas audiências, o press:scope expandiu-se estendendo a informação recolhida a áreas mais qualitativas e também a áreas complementares de informação digital. Neste 2º ano, o primeiro estudo nacional de audiências crossmedia ganhou novas áreas temáticas, para as quais foi decisivo o contributo dos subscritores do estudo. Assim, na edição de 2011, o estudo abre várias áreas, englobando:
Posse de Equipamentos Digitais
Formas de acesso a publicações crossmedia
Comportamentos de navegação
Audiências papel, digital e crossmedia
Locais e momentos de leitura de cada canal (digital e papel) de uma mesma marca
Motivos de preferência para cada canal
Conteúdos pagos: consumo, razões de não consumo e perspectiva futura
Dados Evolutivos
Com a publicação da 2ª edição, é possível dar a conhecer ao mercado, pela primeira vez, as evoluções de audiência crossmedia de imprensa, para marcas nacionais.
Dados Globais
O conjunto dos 19 títulos estudados chega a 8 em cada 10 portugueses do universo estudados (CobMax crosmedia), com uma CobMax papel de 74% e uma CobMax digital de 39%. As novas áreas estudadas trouxeram vasta informação sobre o mercado digital em geral, ajudando a conhecer e compreender as potencialidades deste mercado, desde a posse e intenção de aquisição de equipamentos, como smartphones e tablets, até à aquisição actual ou futura de conteúdos pagos, ou formas de consumo alternativas. Numa panorâmica, foram quantificados os seguintes segmentos e subsegmentos de consumidores (para a construção deste esquema foram utilizados dados do Bareme-Internet e do press:scope): a infografia mostra-nos que, na população em estudo (8311 mil portugueses), quase 5 milhões são cibernautas, dos quais 4 milhões e oitocentos mil são leitores de um dos 19 títulos estudados, independentemente do canal ou canais utilizados. Ainda dentro dos 4 905 mil cibernautas, 4 510 00 lêem um, ou mais, dos títulos em papel, independentemente de poderem ler também marcas de imprensa nacional pelo canal digital. Um grupo ligeiramente inferior (4 325 000) lê pelo um ou mais dos títulos pelo canal digital. Consequentemente, o grau de sobreposição é bastante elevado, com 4 milhões de cibernautas portugueses a utilizarem ambos os canais para acesso a uma, ou mais, das 19 marcas estudadas. O número de leitores exclusivamente digitais (289 000) é inferior ao de cibernautas leitores exclusivos do suporte papel (474 000). Entretanto estes números tenderão a evoluir, como comprovam vários dos dados obtidos no estudo: Quando questionados sobre o canal principal de acesso a notícias, que utilizarão daqui a um ano, o gupo de leitores que acedem frequentemente apenas a informação em papel, mostra uma intenção de mobilidade para o digital. A percentagem dos que pensam continuar a centrar-se no papel diminui 40%, enquanto os que se centrarão no digital PC triplicam (+ 200%). A expectativa do mobile tem uma percepção de futuro crescimento imensa, a que não é alheio o facto de ter ainda uma expressão residual (fonte: Marktest.com. Abril de 2011)







