terça-feira, novembro 14, 2023

Sondagem: Luís Montenegro e Pedro Passos Coelho dividem o coração da direita

Os mais ricos, mais velhos e eleitores do PSD preferem Passos Coelho; os mais pobres, mais jovens, abstencionistas e eleitores do PS preferem Luís Montenegro. Ainda assim, 30% dos inquiridos não sabem ou não quiseram responder à pergunta de qual o cabeça de lista do PSD que preferiam. A poucos meses das eleições de 10 de março os eleitores parecem divididos, em relação ao líder ideal do PSD para ir às urnas. Montenegro tem melhores resultados a Norte, com 28 pontos percentuais, contra 24 de Passos Coelho e no Centro, com 28 pontos percentuais, contra 25 de Passos Coelho. Já o antigo primeiro-ministro ganha só mais folgadamente na Área Metropolitana do Porto, com 27 pontos percentuais (p.p.), contra 24 de Montenegro. Carlos Moedas apenas vence na preferência dos inquiridos no Sul e Ilhas, obtém 24 p.p., contra 21 de Passos Coelho e 18 de Montenegro. Curiosamente, o edil de Lisboa não triunfa na Área Metropolitana de Lisboa, em que a capital se insere. A herança da troika tem penalizado o PSD nos eleitores mais velhos, dada a memória dos cortes de pensões, mas neste estudo da Aximage, Passos Coelho não parece ser vítima das medidas tomadas na sua governação.

É nos mais jovens que o antigo primeiro-ministro parece não conseguir convencer. Montenegro vence entre os eleitores mais novos: 32 p.p. nos inquiridos com 18 a 34 anos, contra apenas 23 p.p. de Passos Coelho. Nos mais velhos, o antigo líder dos governos da coligação do PSD com o CDS é o preferido dos inquiridos: Passos Coelho obtém a preferência, nos mais de 65 anos, de 23% dos inquiridos que responderam, contra 18% de Montenegro.

Outro dado significativo, é que enquanto nos mais ricos a confiança vai para Passos Coelho seguido de Carlos Moedas e, só no final, Montenegro; em relação aos mais pobres, a situação é substancialmente diferente: Carlos Moedas recolhe a preferência de apenas 8% dos que escolheram entre os três candidatos, com Montenegro com 30 pontos percentuais e Passos Coelho com 26. Nos votantes do PSD o resultado é diferente. Passos Coelho consegue 47% das preferências, contra 31% do atual líder. O melhor resultado de Moedas é nos eleitores do PS, onde obtém 24 pontos percentuais.

FICHA TÉCNICA DA SONDAGEM

Objetivo do estudo: Sondagem de opinião realizada pela Aximage - Comunicação e Imagem Lda. para o DN sobre temas da atualidade nacional política. Universo: Indivíduos maiores de 18 anos residentes em Portugal. Amostra: Amostragem por quotas, obtida a partir de uma matriz cruzando sexo, idade e região (NUTSII), a partir do universo conhecido, reequilibrada por género (2), grupo etário (4) e região (4). A amostra teve 516 entrevistas efetivas; 115 entre os 18 e os 34 anos, 150 entre os 35 e os 49 anos, 138 entre os 50 e os 64 anos e 113 para os 65 e mais anos; Norte 199, Centro 107, Sul e Ilhas 65, Área Metropolitana de Lisboa 145. Técnica: Aplicação online - CAWI (Computer Assisted Web Interviewing) - de um questionário estruturado a um painel de indivíduos que preenchem as quotas pré-determinadas; O trabalho de campo decorreu entre 8 e 9 de novembro de 2023. Taxa de resposta: 88,36%.Margem de erro: O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de + ou - 4,3%. Responsabilidade do estudo: Aximage - Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Ana Carla Basílio (DN-Lisboa, texto do jornalista Nuno Ramos de Almeida)

Sem comentários: