segunda-feira, outubro 30, 2023

Banana em risco de extinção devido a doença “catastrófica” causada por fungo, alertam cientistas

Quase metade da produção mundial de bananas pode estar em risco de extinção, devido a uma doença fúngica que está a ameaçar plantações em todo o mundo, daquele que é o fruto mais popular no globo. Em particular, estão em risco as bananas Cavendish, uma das variedades mais comuns nos supermercados, sendo que plantações na Ásia, Médio oriente, Austrália e América Central já foram infetadas pela ‘doença do Panamá’, que é causada por um fungo. Esta doença faz com que a bananeira murche, atingindo o sistema vascular da planta e reduzindo a quantidade de água que retira do solo.

Especialistas já identificaram sinais do fungo “catastrófico” também na América do Sul, onde crescem grande parte das bananas Cavendish que depois ‘aparecem’ nos nossos supermercados, representando 47% do total de produção e exportação do fruto. Esta espécie de banana foi criada precisamente para substituir outro tipo do fruto, dizimado pela mesma doença na década de 1950. A Cavendish, que era imune a este fungo, foi a solução encontrada e depressa se popularizou.

No entanto, em 1997, foi descoberta uma nova estirpe do fungo, a TR4, na Austrália, que é capaz de infetar a Cavendish. “Desde então, já se espalhou para a Índia e para a China, e afetou alguns dos maiores produtores de bananas em todo o mundo. Também se espalhou no Médio Oriente, em África e recentemente na América do Sul”, alerta James Dale, investigador, professor universitário e coordenados do programa de biotecnologia da banana da Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália, em declarações ao Insider. Os cientistas estão agora a trabalhar numa versão geneticamente modificada da banana Cavendish, que seja capaz de resistir ao fungo. Já há alguns avanços: a Universidade de Queensland conseguiu desenvolver bananas QCAV-4, que têm estado a ser produzidas numa quinta de testes nos últimos seis anos, e que têm provado ser altamente resistentes à doença do Panamá. Trata-se das bananas Cavendish Grand Nain, modificadas com um gene, o RGA2, de uma outra espécie de banana do sudeste asiático (Executive Digest texto do jornalista Pedro Zagacho Goncalves)

Sem comentários: