quinta-feira, agosto 13, 2020

Nota: o problema é de falta de votos não de coligações (II)

Estes dois quadros sobre as Autárquicas de 2013 e de 2017 na Madeira - considerando apenas PSD, CDS e PS - são esclarecedores quanto aos problemas que se colocam hoje ao PSD-M e ao CDS-M neste domínio e nesta frente eleitoral, e atestam que o problema não são coligações a mais ou a menos, quase sempre para disfarçar fragilidades eleitorais e fazer mal contas de "sumir" que depois, por via da aplicação do método de Hondt se revelam uma burrice monumental.
No primeiro quadro, reportado a 2013, recordamos os resultados eleitorais da do PSD, do PS e do CDS, as abstenção, o somatório dos votos PSD+CDS e os dois fenóenos de listas de cidadãos, Santa Cruz e São Vicente que se revelaram ganhadores.
No segundo quadro, relativo às Autárquicas de 2017, trabalhamos os mesmos dados, só que incluimos todos os votos das listas de cidadãos (estão na coluna da JPP, com fundo azul). Antes de inventarem - PSD e CDS - e de agravarem ainda mais a situação impondo nomes ou soluções de coligações que as pessoas não aceitam, antes de terem a repetição do que se passou na Ponta do Sol e outras teimosias como a Ribeira Brava e mesmo Porto Moniz, recomendo que leiam atentamente estes dados. Que o façam antes de ouvirem as bases, e de respeitarem a opinião das estruturas concelhias dos partidos, se é que existem e contam para alguma coisa. Porque há uma espécie de poder paralelo assente em influências pessoais de uns tabntos iluminados que se comportam como se fossem os "donos" da vontade das pessoas, nas freguesias e nos concelhos, indivíduos que não dão votos ao PSD-M - porque não falo de insignificâncias inexistentes - apenas aceleram, muitas vezes, o caos eleitoral que se segue. E as derrotas. Veja-se o triste exemplo do que se passa na Ponta do Sol com as eleições para a estrutura concelhia social-democrata - apetência que tem tudo e apenas a ver com as eleições autárquicas que se avizinham - concelho onde o PSD em 2017 se transformou numa deprimente manta de retalhos nas autárquicas, entregando a vitória ao PS, também por culpa própria e independentemente do comportamento lamentável que o elitismo partidário funchalense teve neste processo (LFM)

Sem comentários: