sábado, agosto 15, 2020

Covid-19: Dezenas de pessoas infetadas em bar de português em Inglaterra

“Lamento ter sido complacente e não ter obrigado os clientes a cumprir [as regras]”, escreveu o português na página de Facebook do pub. Com o seu telhado de colmo e vigas de madeira, o Crown and Anchor é um dos pubs históricos da cidade, operando mais ou menos ininterruptamente desde 1675. Agora encontra-se temporariamente encerrado. Muitas das novas infeções no Reino Unido estão ligadas à população mais jovem frequentadora de bares, pubs e restaurantes. O pub The Crown and Anchor, do português Custódio Pinto, transformou-se num foco de contágio ativo de covid-19 na pequena cidade de Stone, no centro da Inglaterra. As autoridades regionais de saúde do condado de Staffordshire contabilizaram até agora 22 casos confirmados de coronavírus relacionados com visitas ao Crown and Anchor no fim de semana de 16-18 de julho. O proprietário do pub está radicado desde 2001 nesta cidade, de 12 mil habitantes, a 60 quilómetros de Birmingham.
Nas redes sociais, vizinhos e clientes relataram que o pub esteve sempre muito cheio – em particular na noite de sábado dia 18 –, com “gente amontoada como sardinhas em lata”. “Estavam talvez umas 200 pessoas, muito barulhentas”, diz Ayrron Robinson, um residente de Stone que filmou a multidão que enchia o jardim do pub naquele sábado. “Era tudo ao monte, em total desprezo pelas regras de saúde pública” (veja AQUI um vídeo).

Vários frequentadores do pub testemunharam – em comentários publicados na plataforma Tripadvisor ou no Facebook – que o pub não tinha controlo na entrada de pessoas e que ninguém respeitava as regras de distanciamento social. “Vi filas com gente amontoada no balcão aos berros, tipos a mijar no arvoredo [do jardim] e até a briga do costume entre valentões”, escreveu um. “Um perfeito caldo de cultura do coronavírus.”
Na sequência dos primeiros sinais de surto de covid-19 em Stone, as autoridades de saúde identificaram no dia 28 de julho o Crown and Anchor como foco de infeção e montaram um centro de rastreio gratuito num parque de estacionamento da cidade. As autoridades queriam testar, em particular, todos os empregados e clientes que visitaram o pub naquele fim de semana e identificar possíveis cadeias de contágio. Cerca de mil pessoas realizaram o teste, com 22 casos positivos confirmados. Mais de 60 pessoas estão a cumprir medidas de isolamento
ENCERRAMENTO TEMPORÁRIO
O pub fechou temporariamente as portas no final do mês e permanece encerrado. No dia 6 de agosto, Custódio Pinto publicou uma longa mensagem, de 315 palavras, na página do Crown and Anchor no Facebook. “Lamento profundamente toda a angústia, perturbação e tristeza que os acontecimentos ocorridos no mês passado causaram a tanta gente”, escreveu o português. “Não fui suficientemente determinado no cumprimento das normas de segurança governamentais sobre covid-19, em particular sobre o distanciamento social e o rastreamento. Lamento ter sido complacente e não ter obrigado os clientes a cumprir [as regras]. Nunca foi minha intenção causar dano ou perturbação à fantástica comunidade de Stone, a que pertenço desde 2001 e onde criei os meus três filhos”, sublinhou ainda Custódio Pinto [o dono do pub não respondeu aos telefonemas e mensagens enviadas pelo Expresso].
O Crown and Anchor, com o seu telhado de colmo e vigas de madeira, é um dos pubs históricos da cidade, operando mais ou menos ininterruptamente desde 1675. Além de servir bebidas e refeições, funciona como discoteca nas noites de fim de semana.
As normas governamentais incluem, entre outras, a imposição de um distanciamento mínimo de um metro entre clientes, o registo dos dados pessoais de uma pessoa por cada grupo de clientes e a proibição da utilização dos balcões nos pubs, bares e restaurantes. Outras recomendações incluem o uso de menus digitais, a limitação do acesso o acesso às casas de banho e a diminuição do volume sonoro das televisões ou música ambiente (falar aos gritos acarreta um maior risco de transmissão do vírus).
De acordo com os testemunhos publicados nas redes sociais, o Crown and Anchor esteve longe de respeitar estas normas. Não havia controlo nas entradas, nem registo de dados dos clientes. Não havia serviço à mesa. Uma das caixas registadoras não funcionava, o que provocou filas e um amontoado de gente.
Nas últimas semanas, a página do pub no Facebook registou mais de mil comentários, na sua grande maioria extremamente críticos sobre a forma como o bar se transformou num foco de contágio provocando “ansieade entre a população” e forçando novo encerramento de lojas e serviços. Alguns residentes classificaram a atitude do patrão português como “ganância criminosa”.
TUDO PARA CONTER AS INFEÇÕES EM STONE
O pior, no entanto, parece ter passado. “Foram semanas muito complicadas para a comunidade [de Stone]. Mas conseguimos conter o surto depois de identificar e testar todas as pessoas ligadas ao pub”, diz Richard Harling, dos serviços do condado de Staffordshire, em conversa com o Expresso. “Estamos a fazer todo o possível para conter as infeções. Mas para termos êxito é preciso que tanto os residentes como os estabelecimentos cumpram as normas”. Na tarde desta quarta-feira, as autoridades de saúde pública do Reino Unido anunciaram que se tinham registado 1009 novas contaminações em todo o país nas 24 horas anteriores. Foi a terceira vez, numa semana, que os registos passaram a fasquia dos mil casos diários – uma fasquia considerada pelos especialistas como o limite da “incidência aceitável”. Muitas destas novas contaminações estão ligadas à população mais jovem frequentadora de bares, pubs e restaurantes. Alguns estabelecimentos recorreram a medidas extremas, como a proibição de entrada a menores de 25 anos. Na Cornualha, na ponta sudoeste do país, o patrão do pub The Star Inn, na cidade de Saint Just, foi ainda mais longe: montou uma vedação eletrificada à volta do balcão (Expresso, texto do jornalista Paulo Anunciação)

Sem comentários: