sexta-feira, maio 06, 2022

Venezuela: Maduro quer renovar e simplificar estruturas do partido e do governo



O Presidente da Venezuela propôs avançar para uma nova etapa de renovação e simplificação das estruturas de base e de direção do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, no poder). “Tudo deve mudar, para que se cumpra o sonho de que a Revolução Bolivariana nasceu para vencer e transitar o século XXI vitoriosa. Devemos tirar ideias da autocrítica para avançar na certeza do projeto político”, disse Nicolás Maduro. O chefe de Estado venezuelano falava no Teatro Teresa Carreño de Caracas, durante uma reunião com a nova direção do Conselho Político e da Juventude do PSUV (JPUSV), eleita a 23 de abril, e composta por 40 membros. "Temos a melhor direção coletiva que esta Revolução alguma vez teve. Combinámos os melhores líderes com um espírito de amor, fraternidade e camaradagem e muita autoexigência”, declarou.

Por outro lado, instou o PSUV e o Grande Pólo Patriótico, aliança de partidos que apoiam o Governo, a trabalhar em conjunto para construir novas maiorias populares e eleitorais, como “um dos elementos principais” do plano político 2022-2030. “É a primeira meta, grande, porque o nosso processo político é um processo que se define todos os dias com a mobilização popular, com o exercício do poder popular, com o Governo do poder popular” disse Nicolás Maduro-m O governante instou ainda a avançar na formação política, cultural e ideológica dos venezuelanos para “construir um sistema que permita a transmissão de valores, de conhecimentos” e que “forje elementos no caráter coletivo do povo”.

“É uma tarefa fundamental em que temos que inovar. De essa tarefa depende em boa medida, o destino da revolução e a revolução da América Latina e Caraíbas, de que ganhemos a batalha ideológica, cultural, na imprensa, ruas, redes, paredes e corações”, frisou. Nicolás Maduro sublinhou que no político tem que haver “um renascimento permanente, uma ressurreição de valores, da energia, da capacidade transformadora, de fazer justiça social, de democratizar o país, de empoderar o povo em todas as fases e maneiras” (Lusa)

Sem comentários: