segunda-feira, maio 30, 2022

Problemas de saúde de Putin e contínuas visitas a médicos “estão a ter um impacto muito sério” no Kremlin

Vladimir Putin precisa de fazer pausas regulares para tratamentos médicos, segundo revelou o antigo espião britânico Christopher Steele, em entrevista à rádio britânica LBC, na última semana, o que tem afetado o seu poder. “Entendemos que há desordem e caos crescentes no Kremlin”, denunciou. “Não há uma liderança política clara vinda de Putin, que está a ficar cada vez mais doente, e em termos militares, as estruturas de comando e assim por diante não estão a funcionar como deveriam”, acrescentou. Christopher Steele é um ex-agente do MI6 que trabalhou durante muitos anos na Rússia, inclusive na gestão do escritório russo de espionagem britânico durante três anos. Apesar de não ter citado as suas fontes, garantiu estar “bastante certo” das suas alegações.

Apesar dos desmentidos do Kremlin – o principal porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, negou já repetidas vezes qualquer problema de saúde do líder russo -, Steele trouxe uma versão diferente. “O que sabemos é que está constantemente com ele uma equipa de médicos”, frisou, apontando que muitas das reuniões do Governo, muitas das quais são televisionadas, devem ser ivididas em secções para que Putin possa sair e receber tratamentos regulares.

“Isso certamente está a ter um impacto muito sério no Governo da Rússia agora”, revelou Steele. É improvável que Putin se retire da Ucrânia “devido ao tipo de canto político em que se meteu”. “Provavelmente está a impulsionar o seu desejo de solidificar o seu legado como ele o vê”, acrescentou o antigo espião.

Não são novos os rumores sobre o estado de saúde de Putin. A 14 de maio, o chefe dos serviços de inteligência militar da Ucrânia, o major-general Kyrylo Budanov, disse à ‘Sky News’ que Putin está “muito doente” e sugeriu que um golpe pode estar em andamento no Kremlin. Os rumores cresceram depois das recentes aparições na televisão, que revelaram um Putin que parecia dorido, inquieto ou inchado, o que levantou especulações de que o presidente russo poderia sofrer de demência, Parkinson ou cancro. Na entrevista à rádio britânica, Steelte disse acreditar que Putin “provavelmente” sofre de Parkinson. No entanto, “não sabemos os detalhes exatos de qual é a sua doença”, explicou Steele.

Em abril último, uma investigação aprofundada da agência independente russa ‘Proekt’ também descobriu, através da análise de registos de voo, que Putin manteve uma comitiva médica na última década, com até uma dúzia de médicos com ele a qualquer momento, incluindo visitas de um especialista em cancro da tiroide (Multinews, texto do jornalista Francisco Laranjeira)

Sem comentários: