quinta-feira, março 04, 2021

Sondagem: Europeus culpam UE e governos pela lentidão em campanha de vacinação

 

Os cidadãos na Alemanha, França e Suécia estão a culpar a Comissão Europeia pela má gestão da pandemia e pela lenta implementação das vacinas contra a covid-19, segundo uma sondagem que também aponta para uma queda no apoio aos governos e líderes nacionais. A distribuição das vacinas está progredir mais lentamente nos países da UE do que em outras nações, como no Reino Unido, por exemplo. Este arranque mais vagaroso deve-se, em parte, aos cortes no fornecimento das vacinas e ao atraso nas entregas das doses por parte das empresas farmacêuticas. No entanto, a frustração entre os europeus está a ser dirigida mais aos políticos do que aos fabricantes.

De acordo com o inquérito, que foi realizado pelo Kekst CNC em meados de fevereiro e partilhado com o Politico, 51% dos inquiridos alemães disseram que a União Europeia geriu mal o lançamento da vacina – uma opinião partilhada por 35% dos inquiridos franceses e 24% dos suecos. No Reino Unido, que já não pertence ao bloco europeu, 45% disseram que a UE fez um mau trabalho, enquanto 77% aprovaram a atuação do governo britânico em matéria de vacinação. Em contraste, apenas 23% dos alemães, 19% dos suecos e 18% dos inquiridos franceses tiveram uma opinião igualmente positiva sobre os respetivos lançamentos das campanhas de imunização. O inquérito revelou também que o descontentamento dos cidadãos se reflete, de uma forma geral,  na deterioração dos índices de aprovação dos políticos nacionais.

A classificação da Chanceler alemã, Angela Merkel, por exemplo, passou de +48% em junho de 2020 para +23% em fevereiro de 2021. Já o apoio do primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson caiu de -7% para -13%. O Presidente francês, Emmanuel Macron, passou de -15% para -16%. E a classificação do primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, desceu de +7% para -17%. A sondagem foi realizada a 1000 adultos por país na Alemanha, França, Suécia e Reino Unido entre 11 e 21 de fevereiro (Executive Digest, texto da jornalista Mara Tribuna)

Sem comentários: