sexta-feira, março 12, 2021

Queda da economia portuguesa agravou-se no início de março, indica o Banco de Portugal


Com o país em confinamento e à espera do plano do Governo para começar a reabrir, tudo indica que o recuo da atividade económica em Portugal se acentuou no início de março. É esse o sinal dado pelo Indicador Diário de Atividade Económica (DEI), publicado pelo Banco de Portugal (BdP), e cujos dados foram atualizados esta quinta-feira.

"Na primeira semana de março, o indicador diário de atividade económica (DEI) apresentou uma queda homóloga mais acentuada do que a observada na semana anterior", escreve o BdP, numa nota publicada na sua página na Internet.

Segundo os dados do banco central, a média móvel semanal deste indicador, na semana centrada em 4 de março, aponta para uma contração homóloga de 10,2% da atividade económica. Isto quando a mesma média móvel referente à semana centrada em 25 de fevereiro sinalizava um recuo de 3,5% em termos homólogos. Mais ainda, é a primeira vez desde o início deste segundo confinamento, em meados de janeiro, que a média semanal do DEI regista uma queda a dois dígitos.

Mas, atenção. O Banco de Portugal revê, a cada semana, os valores passados da série do DEI, devido à inclusão de mais informação. Sinal disso, os valores deste indicador divulgados na última quinta-feira para a média móvel da semana centrada em 25 de fevereiro indicavam uma queda homóloga da atividade económica em Portugal de 6,3%. Contudo, nos novos valores, publicados esta quinta-feira, esse número foi revisto para uma contração de apenas 3,5%.

É preciso, por isso, aguardar pela próxima atualização do DEI, daqui a uma semana, para verificar se o BdP manterá a queda deste indicador na semana centrada em 4 de março nos 10,2%, ou se esse valor será revisto.

Certo é que, apesar de estar em valores negativos, sinalizando uma contração homóloga da economia, a média semanal do DEI tem-se mantido, ao longo de todo este segundo confinamento, longe das quedas sinalizadas durante o primeiro confinamento geral, na Primavera de 2020. Nessa altura, a média móvel semanal do DEI chegou a ultrapassar os 20% de redução homóloga.

O DEI sumaria um conjunto de informação de natureza quantitativa e frequência diária, como o tráfego rodoviário de veículos comerciais pesados nas autoestradas, o consumo de eletricidade e de gás natural, a carga e correio desembarcados nos aeroportos nacionais e as compras efetuadas com cartões em Portugal por residentes e não residentes. Por isso, permite traçar, em tempo real, um quadro da evolução da atividade económica no país.

Os dados atualizados são divulgados semanalmente pelo Banco de Portugal, à quinta-feira, com informação até ao domingo precedente. A informação disponibilizada refere-se aos valores diários e à média móvel semanal deste indicador (Expresso, texto da jornalista Sónia M. Lourenço)

Sem comentários: