quinta-feira, março 04, 2021

Nota: que palhaçada presidencial vem a caminho?

Espero sinceramente que Irineu Barreto - produto do cavaquismo quanto ao cargo que desempenha desde 2011 - que a 5 de Fevereiro completou 80 anos não seja protagonista de mais uma palhaçada à Marcelo Rebelo de Sousa demonstrativa de que o inquilino de São Lourenço é absolutamente desnecessário e constitui até um insulto e uma ofensa à autonomia regional e aos madeirenses. É o que eu penso. No lugar desde 2011 espero que Irineu tenha tomado a iniciativa de afastar-se, até pela idade avançada que tem, já que o oposto mostraria um condenável apego às mordomias do tacho e ao pouco ou nada fazer no seu desempenho.

Tal como espero que alguns protagonistas políticos que ao longo dos anos alinharam, e bem, pela posição política de não aceitarem essa imposição constitucional de um novo "ouvidor do reino" em cada Região Autónoma, desde que cheire e tacho, mordomias e cagança institucional, rapidamente esqueçam essas posições para aceitarem o penacho em nomes de vaidades pessoais idiotas.

Que palhaçada presidencial vamos ter afinal amanhã no Funchal com um Marcelo Rebelo Sousa que nem tomou posse mas que pelos vistos já quer andar a anunciar nomes a pataco. Isto segundo alguma comunicação social. Porque é bem possível que a visita de menos de 5 horas ao Funchal possa ter outro propósito, o de assinalar o final do primeiro mandato presidencial  junto das principais figuras da autonomia regional na Madeira e nos Açores. Tal como fez hoje em Lisboa com Ferro Rodrigues e António Costa

Enquanto isso, recomendo que os jornalistas tenham bem à mão, as ridículas justificações dadas por MRS, as lengas-lengas do costume, quando se tratou de justificar o "saneamento" da antiga Procuradora-Geral da República e do antigo Presidente do Tribunal de Contas, dois processos estranhos e conturbados em termos de polémicas. Depois lá apareceu a medalhinha do costume  para calá-los. Se um mandato é o recomendável para aqueles cargos, no caso de escolhas do próprio MRS já pouco importa a eventualidade de termos uma pessoa já com 80 anos (!) a exercer um terceiro mandato de 5 anos num tacho que constitui o retrato do que é a verdadeira figura da "rainha de Inglaterra" da autonomia regional. Estou curioso para ver mais esta palhaçada (LFM)

Nota final: isto não tem nada a ver nem com Irineu Barreto, que nem conheço, e que passou despercebido ao longo de todos estes anos, nem alinho na teoria que uma pessoa com 80 anos está deve ser encostada. Pelo contrário, devem continuar a ser vivências, experiencias, competências e opiniões sempre ouvidas. Num determinado patamar, Mais do que isso é despropositado, acho eu. Até para a dignificação do exercício institucional de cargos ou funções públicas. Sejamos claros: no que toca a cargos públicos há um limite, uma linha vermelha, da nossa tolerância colectiva quer quanto aos mandatos exercidos, ainda por cima falamos de pessoas não eleitas, quer quanto à idade de quem os desempenha.

Já nos basta, como exemplo, o que se passou nos Estados Unidos e toda a "guerra" entre figuras politicas com idade bem avançada (Nancy Pelosi, 82 anos, Donald Trump, 75 anos, Joe Biden, 78 anos, Bernie Sanders, 80 anos) e ainda a triste especulação que já existe à volta do presidente eleito e sobre o que vai acontecer em termos do mandato agora iniciado o que faz com que Kamala Harris seja já o grande foco da atenção mediática americana...

Sem comentários: