quarta-feira, março 25, 2020

Covid-19: Só 5,4% dos portugueses consideram medidas do Governo «muito eficazes»

Apenas 5,4% dos cidadãos portugueses consideram que as medidas do Governo e das autoridades de saúde para de combate à Covid-19 são «muito eficazes», revela o barómetro Intercampus para o “Jornal de Negócios” e o “Correio da Manhã”.
Sobre a actuação do Governo de António Costa, os portugueses estão divididos: 43,7% dizem que as medidas são «pouco eficazes», mas 40,9% considera que são «eficazes». Há também 8% para quem não são «nada eficazes» e 2% «não sabem/não respondem». Mais de metade (51,7%) têm uma opinião negativa sobre a forma como o executivo está a lidar com a situação e 46,3% estão satisfeitos. Quando questionados se os hospitais estão preparados para receber doentes com Covid-19, a esmagadora maioria dos portugueses (79,9%) considera que as unidades de saúde não estão preparadas.
Os portugueses mostram-se ainda preocupados com a pandemia, sendo que 60% apontam níveis máximos de preocupação (nove ou 10 numa escala de zero a 10). Praticamente todos (94,8%) disseram que já alteraram hábitos pessoais ou familiares, nomeadamente lavar as mãos e cumprimentar de forma diferente. Os dados desta consulta popular foram recolhidos entre 13 e 19 Março. O estado de emergência só foi decretado dia 18 (Executive Digest)


Sem comentários: