terça-feira, janeiro 29, 2013

Estudo: Sustentabilidade financeira dos sistemas públicos de Segurança Social em Portugal

O tema da necessidade de alteração do nosso Sistema de Segurança Social e da poupança de longo prazo, tem sido uma das principais preocupações da agenda da APFIPP nos últimos anos. Após um período em que esta era uma matéria de análise de apenas alguns académicos, a questão da sustentabilidade destes Sistemas tem progressivamente passado a ser notícia quase diária, sobretudo devido à atenção que as instâncias europeias lhe têm atribuído, forçando a que todos os Governos da Europa se dediquem a reequacionar o enquadramento do seu Sistema de Segurança Social.
•Será o nosso Sistema de Segurança Social verdadeiramente sustentável, após a reforma de 2007?
•O que nos dizem os números e os indicadores?
•Seremos capazes de manter o Sistema tal como está?
•Estamos condenados a depender do que o Estado nos puder dar?
A APFIPP quis contribuir para uma resposta fundamentada a estas questões. Por isso, promoveu a elaboração de um estudo, efectuado por reputados especialistas, sob a orientação científica do Senhor Professor Doutor Jorge Bravo (fonte: APFIPP)
Veja alguns documentos importantes para consultar e guardar:
- Apresentação do Estudo e das suas principais conclusões (aqui)
- Sustentabilidade Financeira dos Sistemas Públicos de Segurança Social em Portugal - Situação Actual e Análise Prospectiva (aqui)
- Sistemas de Segurança Social em Portugal - Arquitectura de um Novo Modelo Social e Contributos para o Debate sobre a Reforma do Regime de Pensões (aqui)