sábado, janeiro 24, 2009

Açores na Bolsa de Turismo de Lisboa e a polémica das vacas...

Segundo o Diário dos Açores, "o secretário açoriano da Agricultura rejeitou ontem as críticas contra a exposição de vacas na Praça de Espanha, em Lisboa, acusando as associações de defesa dos direitos dos animais de procurarem protagonismo mediático."A motivação principal [destas associações] parece-me ser a vontade de ter algum protagonismo junto dos órgãos de comunicação social", afirmou ontem aos jornalistas Noé Rodrigues, reagindo às críticas contra uma acção publicitária do destino Açores, a decorrer na capital portuguesa até ao final da semana, que colocou vacas a pastar na Praça de Espanha.A campanha de promoção turística aos Açores, que durará até ao final da semana, usou a Praça de Espanha como pasto para uma série de vacas leiteiras e ocupou com material promocional espaços como a rotunda do Marquês de Pombal.A Liga Portuguesa dos Direitos do Animal considerou, terça-feira, que a acção de promoção turística dos Açores com recurso a animais vivos estava em "total desrespeito pela legislação portuguesa e europeia", pelo que a exposição das vacas ao barulho, à poluição e ao mau tempo "não é admissível". O Correio dos Açores também aborda esta polémica da licença para a pastagens das vacas em Lisboa, com esta particularidade:
"Afinal as vacas nem são açorianas
Apesar de promoverem o turismo no Açores, no âmbito da Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre até dia 25 de Janeiro, os animais não vieram das ilhas porque «o transporte seria complicado e há que ter em conta o ambiente natural dos animais, precisamente para prevenir situações de stress», explicou Paulo Moura Mesquita, citado pelo Portugal Diário. «Sim, as vacas estão bem», declarou um dos tratadores que está de «vigia» aos animais e que pouco mais pode adiantar por ser romeno e não dominar o português. No pasto, as nove vacas, separadas em vários locais e confinadas a cercas, parecem indiferentes a toda a polémica. A consultora garantiu ainda que «a dimensão dos espaços onde se encontram é adequada á quantidade de vacas por espaço» e «em termos de exposição ás condições meteorológicas, os animais têm exactamente o mesmo tipo de exposição que na exploração de origem, ou seja ao ar livre, que é o ambiente natural das vacas».
***
Açores na Bolsa de Turismo de Lisboa
***
Entretanto ficamos a saber, lendo aqui, e num texto de Nélia Câmara, que "na Bolsa de Turismo de Lisboa, numa manhã e tarde recheada de iniciativas dos Açores, foi apresentado também o Manual de Identidade dos Açores e o novo Plano de promoção e Marketing dos Açores, desenvolvido pela empresa Brand Builders.Na identidade açoriana, a ideia que perpassa no novo projecto delineado é de que os Açores têm de comunicar de uma forma homogénea, sendo a Internet o factor decisivo para a partilha da informação.Apresentando foi também o novo logótipo turístico dos Açores que passa por ser mais versátil e dinâmico, assim como o merchandinsig é mais apelativo, num convite incessante à visita das ilhas. Imagens impressas em vários objectos têm um design apelativo, colorido e apaixonado, para que o turista não fique indiferente ao que pode visitar e/ou levar para oferecer a quem mais gosta. Recordações de ilhas que têm de ficar na memória de quem viaja, pois a mensagem de boca-a-boca ainda é um bom instrumento de promoção.Paulo Mesquita, da Brand Builders, ao nível da apresentação do Plano de Marketing destacou fundamentalmente a tentativa de desenvolver produtos turísticos que funcionarão por si próprios na captação de mais turistas, realçando que os Açores têm um conjunto de características fantásticas para desenvolver algumas actividades que têm taxas de crescimento e volumes de mercado muito interessantes, em termos europeus e mundiais. "A ideia é ir directamente às pessoas que praticam essas actividades, aos líderes de opinião, às empresas, às escolas, às associações e trazê-los para os Açores". Sobre este assunto recomendo a leitura deste texto publicado no jornal "Brienfing". Bem como este texto, publicado com o titulo "Brand Builders apresenta novo plano estratégico para o turismo dos Açores".

Sem comentários: