quinta-feira, janeiro 29, 2009

Notícias da aviação

TAP prevê transportar 9,2 milhões de passageiros em 2009
A TAP prevê transportar ao longo deste ano, 9,2 milhões de passageiros em todas as suas rotas, o que representa um aumento de 3,3 por cento face a 2008, anunciou hoje o administrador-executivo da companhia aérea."Em 2009, pretendemos continuar a crescer e temos o objectivo de transportar 9,2 milhões de passageiros, mais 464 mil passageiros que em 2008", afirmou Luiz Mór, durante uma conferência de imprensa de balanço da actividade comercial da TAP em 2008 e perspectivas para este ano.Um objectivo "ambicioso" para um ano que "não é fácil de prever", pautado por uma "situação económica muito difícil e uma incerteza muito grande", salientou o administrador-executivo.Neste contexto de crise, defendeu, a TAP deverá apostar na procura de novos mercados e ser "agressiva".A exemplo, referiu que TAP vai lançar, a partir de Junho, três novas rotas, todas com cinco frequências semanais: Lisboa-Moscovo, Lisboa-Varsóvia e Lisboa-Helsínquia.Este ano, a TAP vai operar com uma frota de 71 aviões, 16 dos quais pertencentes à Portugália.Em 2008, a TAP transportou 8,7 milhões de passageiros, mais 12,3 por cento que em 2007.O maior crescimento no número de passageiros transportados verificou-se nos voos para o Brasil (20,4 por cento), seguindo-se África (17,5 por cento), Venezuela (15,5), e Europa (13,4 por cento).
***
A proposta de fusão entre as companhias aéreas British Airways e Iberia está ameaçada. Quem o assume é o chefe-executivo da empresa britânica, Willie Walsh, que em declarações ao jornal britânico Financial Times, edição de ontem, afirmou que as actuais avaliações das companhias no mercado de capitais são inaceitáveis.Quando as bolsas fecharam na sexta-feira, o valor da companhia aérea espanhola Iberia ultrapassou, pela primeira vez, o da British Airways desde que as negociações para uma fusão começaram, em Julho último. A valorização relativa da companhia britânica foi penalizada por uma combinação de factores: a queda do preço de suas acções devido à crise económica [Reino Unido está em recessão pela primeira vez em 18 anos] e à forte desvalorização da libra face ao euro. "A valorização actual [da empresa] seria inaceitável. Nossos accionistas não aceitariam", afirmou Willie Walsh.
***
British Airways com perdas de 160 milhões
A companhia aérea britânica British Airways anunciou prever registar perdas de 150 milhões de libras (158,9 milhões de euros) no final do exercício fiscal que termina em Março. Em comunicado, a British Airways refere que as suas estimativas reflectem 'o agravamento das condições económicas' e adianta que 'as perspectivas para Fevereiro e Março, combinadas com a queda da libra, terão impacto no exercício do ano que terminará a 31 de Março'. Só no trimestre terminado em Dezembro de 2008, a companhia deverá apresentar uma perda operacional de 50 milhões de libras (53 milhões de euros). Na sequência deste anúncio feito ao mercado, as acções da British Airways caíram 7,3 por cento.
***
Iberia transportó en 2008 más de 33,5 millones de pasajeros, casi siete millones menos que en el ejercicio anterior, lo que supone una reducción del 17 por ciento respecto a los 44,4 millones registrados hace un año, según recogen las estadísticas de tráfico aéreo de AENA. Además de la debilidad de la demanda por la crisis económica y la reducción de la oferta del sector de transporte aéreo, las compañías que operan en el mercado español se han visto afectadas por la competencia del tren de alta velocidad, especialmente Madrid-Barcelona.Por su parte, Spanair, a pesar de su programa de viabilidad, que ha implicado una reducción de rutas en el segundo semestre del año, mantuvo su segunda posición en España, con un total de 16,8 millones de pasajeros. Esta cifra significa 2,2 millones de pasajeros menos que en 2007, es decir, una caída del 11,4 %.En 2008, la aerolínea de bajo coste irlandesa Ryanair relevó a Air Europa de su tercer puesto en España, con 14,9 millones de pasajeros transportados, un 33,6% más que en 2007.

Sem comentários: