quarta-feira, janeiro 30, 2019

Correio da Manhã regista maior alcance

Os dados de dezembro do netAudience para os sites noticiosos mostram que o Correio da Manhã lidera em termos de alcance (reach) mas o Record é o que regista maior número de pageviews e mais tempo de acesso. Uma análise do sistema de medição de audiências netAudience realizado pela Marktest em parceria com a Gemius, mostra que, em dezembro de 2018, o site do Correio da Manhã foi, entre os sites noticiosos, o que obteve maior reach, alcançando 2 milhões e 337 mil indivíduos, o que representa 27.3% dos residentes no Continente com 15 e mais anos. O Público ocupou a segunda posição deste top de sites de notícias, com um alcance de cerca de 2 milhões de indivíduos (22.9%) e o Jornal de Notícias obteve 22.7%, com 1,9 milhões de indivíduos. Notícias ao Minuto e Expresso completam o top 5 destes sites, com 1,6 e 1,5 milhões de indivíduos de reach, respetivamente. 
Esta análise apresenta um top de sites noticiosos auditados (medidos em todas as plataformas - netScope + megapanel) e não auditados (medidos apenas pelo painel de PCs - meterpanel). Confira em baixo os valores do mês de dezembro:
- o Record, pelo seu lado, foi líder em número de pageviews e de tempo despendido, tendo sido responsável por 17.3% do total das páginas de sites noticiosos do mês e por 18.1% do tempo de acesso.
- Em pageviews, a segunda posição foi ocupada pelo Correio da Manhã (12.7% do total de pageviews de sites de notícias) e a terceira pelo MeusResultados.com (9.5%).
- Em tempo dedicado, a segunda posição foi obtida pelo A Bola, responsável por 15.6% do tempo dedicado a estes sites, e a terceira pelo MeusResultados.com, com 11.0%.
O netAudience é um sistema híbrido de medição de audiências de Internet, com elevado grau de integração e interdependência de 3 fontes independentes de recolha de dados: netScope (dados site-centric, com medição em PC, phone e tablet), mega panel (dados user-centric, com medição em PC, phone e tablet) e meter panel (dados user-centric, com medição em PC apenas). É desenvolvido pela Marktest em parceria com a Gemius. Os sites são classificados segundo a sua tipologia (notícias, comércio, banca, seguros, transportes, etc…) possibilitando por isso análises segmentadas - como a que aqui apresentamos para os sites de notícias (fonte: Marktest.com, Janeiro de 2019)

Sem comentários: