domingo, dezembro 14, 2014

Sondagem "Expresso": Costa deve aliar-se com todos (mas PSD ainda é o mais desejado)

A política de aliança do PS seria uma espécie de bacalhau com todos (da esquerda e da direita). Mas é o acordo com os sociais-democratas a reunir mais opiniões favoráveis.
Deve António Costa, no caso de vencer as legislativas e precisar de apoios para formar Governo, estar aberto a entendimentos com quem?
Com todos! — é a resposta dos inquiridos do estudo de opinião da Eurosondagem para o Expresso e a SIC. Com uns mais do que com outros, é verdade, mas de um modo geral com todos.
A posta maior das respostas que receitam esse “bacalhau com todos” vai, no entanto, para o PSD. Em matéria de governação, por muito que por vezes se diga o contrário antes de eleições, na opinião da maioria o PSD ainda deve ser o “fiel amigo“ do PS (e vice-versa).
Assim, 56% dos inquiridos pensam que Costa deve estar aberto a entendimentos com o PSD (e só 33,8% pensam o contrário). Com mais de metade dos inquiridos a mostrarem uma opinião positiva para aliança do PS só o outro partido da direita, o CDS/PP, com 51,7%.
E à esquerda? Também neste campo (CDU, Bloco e Livre) os inquiridos veem potencial para o PS celebrar entendimentos. Há poucas variações de partido para partido, mas as que são possíveis de traçar são deveras curiosas: é a CDU que reúne mais respostas a favor desse acordo, e a que mais regista maior diferença entre os votos “sim” e “não”. Ao contrário da leitura política corrente dos diversos cenários, em que mais facilmente se vê Rui Tavares de braço dado com António Costa (como de resto se tem visto) do que Jerónimo de Sousa.
Mas uma coisa é a maioria das pessoas entrevistadas achar que Costa deve estar aberto a casamentos à sua esquerda. Outra é coisa é isso chegar a “vias de facto”, para “fazer um Governo”. Aqui, mais de metade (57,9%) acha que um Governo de esquerda nunca acontecerá e menos de um terço (32,4%) acredita que isso será possível (fonte: Expresso Diário)