É oficial. 2014 é o ano da retoma do imobiliário. Depois de sete anos de crise, o sector começa finalmente a dar sinais de recuperação. Assistiu-se a uma maior procura nacional e internacional. E o crédito bancário voltou a estar mais acessível. Esta situação fez vir ao de cima a preferência dos portugueses, invertendo um ciclo que tinha iniciado com a crise: aumentaram assim as vendas em detrimento dos arrendamentos. Também o programa vistos gold serviu para animar o sector. O investimento estrangeiro chegou mesmo a atingir valores nunca antes registados. “Actualmente, o imobiliário português é visto, pelo cliente estrangeiro como um valor seguro”, disse ao i Miguel Poisson, director-geral da Era Portugal. Já a CEO da Remax Portugal, Beatriz Rubio – que considera “Portugal um local de excelência para o investimento imobiliário” -, afirma que “as mais recentes polémicas não ajudam na solidificação do mercado imobiliário português”. Opinião contrária tem o director-geral da Century 21, Ricardo Sousa. “Temos acompanhado a evolução desta situação de uma perspectiva internacional e registamos que não afectou a imagem de Portugal”, disse, justificando que as instituições demonstraram estar a funcionar ao detectar as possíveis irregularidades e a actuar prontamente”. Beatriz Rubio reconhece, contudo, que “o programa vistos gsofrido ajustes significativos nos últimos tempos, o que atraiu muitos investidores. Além disso, “o mercado imobiliário português está bem A retoma do sector está a repercutir-se na performance destas empresas de mediação. Só a ERA, de Janeiro a Outubro, cresceu face ao período homólogo 29%. A previsão é fechar o ano com mil milhões de euros em imóveis transaccionados, em cerca de dez mil operações. Este ano abriu ainda 24 lojas, o que representa um aumento de 54% em relação ao mesmo período de 2013 Em consonância com a realidade actual – iniciada em 2014 – que regista uma maior preferência dos portugueses pela aquisição da habitação em detrimento do arrendamento, as vendas na ERA registaram 72% das transacções contra 28% de arrendamentos. Já o ano passado, os arrendamentos representaram 34% das transacções da empresa. Tal como Beatriz Rubio defende “comprar casa e não arrendar acaba por ser uma questão cultural”. Sobre o mesmo assunto, Miguel Poisson vai mais longe e explica que “o arrendamento tem mais expressão junto das pessoas que tendencialmente valorizam a questão da mobilidade. “Por norma, acontece mais nas grandes cidades e nas cidades universitárias”, sublinha. Sem querer adiantar quanto a empresa lucrou em 2014, a CEO da Remax apenas enfatizou que mediadora cresceu 37% em facturação até ao final de Outubro. Já Ricardo Sousa garante que a Century 21, em cinco anos, teve um crescimento mé Segundo os dados do serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest, a TAP foi, nos últimos dias, a marca mais mencionada nas redes sociais. Os dados do serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest mostram que a TAP é, nos últimos dias, a marca comercial mais mencionada pelos portugueses nos social media. Estas menções estão associadas ao anúncio de greve geral na empresa, de quatro dias entre o Natal e o Ano Novo, e à decisão do Governo de aprovar uma requisição civil para a impedir. Entre 12 e 18 de Dezembro de 2014, mais de 4 mil menções à transportadora nacional foram encontradas no Facebook, Twitter, Blogs, Fóruns, Youtube e Notícias RSS. Este número coloca a empresa no topo da lista das mais mencionadas entre as monitorizadas pelo Social Media Explorer, apenas ultrapassada pela "marca" Benfica, que no mesmo período recolheu 5,5 mil menções. Cerca de um quarto das menções à TAP ocorreu no dia em que ficou conhecida a decisão do Governo em decretar uma requisição civil para a empresa, no dia 18 de Dezembro. As mais de mil referências à companhia observadas neste dia constituem ainda o máximo diário registado este ano. Na semana em análise, quase dois terços das menções provieram de sites noticiosos, 12% do Facebook e 10% do Twitter. O Marktest Social Media Explorer é um novo serviço para monitorizar os conteúdos que circulam nas redes sociais relacionados com marcas ou personalidades (fonte: Marktest.com, Dezembro de 2014)