segunda-feira, setembro 26, 2011

Estudo da PEW sobre agências noticiosas não-lucrativas

Diz o OBERCOM que "segundo um estudo do Project for Excellence in Journalism da PEW mais da metade crescentes sites de notícias sem fins lucrativos produzem conteúdos com uma inclinação ideológica. Note que nesta nova conjuntura os norte-americanos têm assistido à emergência deste novo tipo de agentes noticiosos em detrimento das agências noticiosas tradicionais. O relatório que estudou 46 sites de notícias sem fins lucrativos, de âmbito nacional e local, defende que em 56% destes demonstraram um viés ideológico. Os sites com maior coeficiente de inclinação ideológica tendiam a ser os financiados inteira ou principalmente por apenas uma organização mãe. Estas plataformas tendiam igualmente a ser menos transparentes no que toca à identidade dos seus apoiantes e a produzir um menor volume de conteúdos. Por seu turno os sites com um maior grau de imparcialidade e equilíbrio ideológico tendiam a ter múltiplos financiadores, maior transparência e mais conteúdos".

Sem comentários: