Segundo um texto do Publico, de Novemvro de 2010, "o mais recente projecto estatal de transportes atingiu em 12 anos uma situação de insustentabilidade financeira. Sem solução à vista. Em Novembro de 1998, o Banco Europeu de Investimento aprovava o primeiro financiamento para o projecto do metro de superfície do Grande Porto. Eram 109 milhões de contos, na moeda da altura, ou 545 milhões de euros. Uma dúzia de anos e vários empréstimos depois, a Metro deve muito mais do que aquilo que consegue suportar com as receitas geradas pela operação da rede entretanto construída, prevendo chegar ao final deste ano com uma dívida de 2250 milhões de euros. Mas pior do que o valor da dívida, o problema da Metro será mesmo a dificuldade que terá, na actual conjuntura, para fazer face aos encargos que ela gera. Não há, para o Metro do Porto, uma solução fácil. Sucessivas decisões de sucessivos governos levaram à duplicação do investimento feito sem que se duplicasse, também, a componente de fundo perdido do respectivo financiamento. Ou seja, esta componente, que se estimava suportar metade dos pouco mais de mil milhões de euros inicialmente programados, cobre um quarto de toda a despesa efectivamente realizada para espalhar por vários concelhos uma rede de 60 quilómetros. Tudo o resto - e este chegou a ser o maior projecto de obras públicas de transportes em curso na União Europeia - foi construído com recurso à dívida. E, para pagar os respectivos juros, somados a prejuízos operacionais que, até 2009, chegaram aos 217 milhões de euros, a empresa tem necessidade de se endividar ainda mais. Solução que, na actual conjuntura, se afigura cara, quando não difícil, pelas conhecidas restrições ao crédito no mercado internacional. Para além de já ter alertado este ano o Governo para esta dificuldade conjuntural, a actual administração da Metro deu conta à tutela da sua situação estrutural, no âmbito de idêntico pedido feito a todas as empresas do Estado a propósito do Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC). Pelos dados que o PÚBLICO conseguiu apurar, e à excepção dos valores de investimento, que foram crescendo, o quadro de subfinanciamento não difere muito do que foi várias vezes exposto pela anterior gestão executiva da empresa, liderada por Oliveira Marques".
Sem comentários:
Enviar um comentário