quarta-feira, maio 25, 2011

Os debates decisivos na televisão

A MediaMonitor analisa os resultados de audiência dos debates televisivos que opuseram os candidatos às próximas eleições legislativas. No próximo dia de 5 Junho, domingo, os portugueses irão às urnas para eleger o próximo primeiro-ministro. Este acto decorre por José Sócrates ter apresentado a demissão depois de a oposição ter chumbado na Assembleia da República mais um Plano de Estabilidade e Crescimento. Tal como em eleições anteriores, foram promovidos na RTP1, SIC e TVI 10 debates entre os partidos com assento na Assembleia da República.O debate entre Paulo Portas e Jerónimo de Sousa, transmitido na RTP1 no dia 6 de Maio, sexta-feira, foi o primeiro a ser transmitido e obteve 9.6% de audiência média e 26.1% de share. Na TVI, os primeiros candidatos em confronto foram José Sócrates e Paulo Portas, num debate transmitido a 9 de Maio, segunda-feira, que registou 15.7% de audiência média e 38.5% de share. A 11 de Maio, terça-feira, foi a vez de a SIC iniciar os debatas com os candidatos José Sócrates e Francisco Louçã, que registou 12.1% de audiência média e 30.2% de share. O último debate, transmitido na RTP1, 20 de Maio, sexta-feira, entre Passos Coelho e José Sócrates, alcançou o melhor resultado com 16.8% de audiência média e 44.2% de share.


Dos espectadores que viram o debate entre Passos Coelho e José Sócrates, 15.9% viu mais de 50% do evento. Já no dia 12 de Maio, quinta-feira, no debate entre Francisco Louçã e Jerónimo de Sousa na RTP1 verificou-se que 8.5% dos espectadores que viram o programa viram mais de 50%.


Observando a duplicação de audiência, é possível observar que, entre os espectadores que contactaram com o último debate entre Passos Coelho e José Sócrates, 35% viu também o primeiro debate na RTP1 entre Jerónimo de Sousa e Paulo Portas.

(fonte: Marktest.com, Maio de 2011)

Sem comentários: