terça-feira, abril 20, 2021

Sondagem: Mais de metade dos portugueses acredita que o país vai voltar a fechar

 

A grande maioria dos portugueses acredita que o país vai ter de confinar novamente, devido à pandemia de Covid-19. Esta é uma das conclusões do Barómetro CMTV/Intercampus.

Segundo a sondagem, quando questionados sobre «como vai evoluir o desconfinamento em Portugal?», cerca de 53,9% disseram que o país iria fechar todo novamente, já 35,6% acreditam que se vai manter como atualmente, por fases, e apenas 8,4% diz que vai avançar para uma reabertura total.

Isto significa que mais de metade dos inquiridos acreditam que Portugal vai enfrentar uma quarta vaga da pandemia, levando-o a confinar de novo, à semelhança do que já aconteceu em março do ano passado e em janeiro deste ano.

Numa outra questão sobre se o pior da crise de saúde pública já terá passado, cerca de 52,2% das pessoas acreditam que o pior ainda está por vir, contra 38,4% que dizem que o pior já passou, mesmo tendo em conta o processo de vacinação, que se encontra em curso e já a produzir resultados.

Questionados ainda sobre o atraso na vacinação e a quem imputar responsabilidades, cerca de dois terços dos portugueses (65,4%) apontam a culpa para as instituições europeias, face a 28,7% que consideram que o Governo português é o principal responsável. Há 3% que acreditam que ambos têm culpa nesta matéria.

Por último, no que diz respeito às dificuldades financeiras impostas com a pandemia, apesar de esta crise ter afetado muitos portugueses, 40,1% dos inquiridos disseram ter conseguido poupar mais do que habitualmente durante a pandemia. Já 56% disseram que não conseguiram poupar mais (Executive Digest)

Sem comentários: