sexta-feira, abril 09, 2021

Covid-19: Mais de metade das pessoas com «forte carga viral» são assintomáticas, aponta estudo

 


Mais da metade das pessoas com forte infeção por Covid-19 não reportou nenhum sintoma, de acordo com um estudo do gabinete de estatísticas do Reino Unido (ONS, na sigla em inglês), citado pelo ‘Independent’. Os resultados mostram que o risco de as pessoas espalharem o vírus sem saber que estão infetadas é cada vez maior, com esta a ser considerada uma das principais vias pelas quais a pandemia se espalhou tão facilmente pelo mundo.

Segundo os dados do ONS, 53% das pessoas com carga viral forte ou elevada, entre dezembro e março, não reportaram nenhum sintoma, em comparação com 47% dos restantes que reportaram. A análise exclui pacientes no início da infeção, quando a transmissão e os sintomas são considerados menos prováveis. Fadiga, dor de cabeça e tosse foram os sintomas mais reportados nas pessoas que tiveram um teste positivo para Covid-19, demonstrando ter uma elevada carga viral.

«Cerca de metade dos testados não reportou nenhum sintoma, mesmo tendo altos níveis do vírus no seu organismo, o que revela que as pessoas podem, sem saber, ser portadores do vírus e, potencialmente, transmiti-lo a outras pessoas», afirmou Sarah Crofts, especialista em estatística do departamento de pesquisa de infeções do ONS. A responsável sublinhou ainda: «É vital que continuemos a medir os níveis de infeção na população e a recolher informações sobre os sintomas para que possamos identificar quaisquer alterações que possam passar despercebidas».

«A nossa análise destaca também o leque de sintomas que as pessoas podem sentir com a Covid-19», afirmou. Os sintomas clássicos de fadiga, dor de cabeça e tosse ainda são os mais relatados por pessoas infetadas, enquanto apenas cerca de um em cada cinco regista perda de paladar ou olfato (Executive Digest, texto da jornalista Simone Silva)

Sem comentários: