quinta-feira, dezembro 15, 2022

Opinião: DEIXEM O EUSÉBIO EM PAZ…



Tenho grande respeito pelo Ronaldo, pelo que fez pelo futebol e pela nossa seleção, e também por Portugal e pelos portugueses que muito fizeram por ele. Tenho respeito pelo Ronaldo quando esteve no auge da sua carreira, brilhante, premiada e espectacular, como tenho agora em que está claramente a caminho do ocaso futebolístico, num processo que é normal e natural para qualquer profissional, mas que para o efeito precisa apenas de estar preparado para esse tempo novo. Quanto a isso não me pronuncio porque cada um sabe de si.

O que sei é que devem deixar Eusébio em paz e não devem continuar a alimentar hipocrisias e manipulações em torno do pretenso "recorde" que está para ser derrubado. Não há recorde nenhum de Eusébio para ser batido, há sim um total de 9 golos que são, desde 1966, o maior número de tentos marcados por um jogador luso em fases finais dos Mundiais. Ponto!

Ronaldo já é o maior marcador ao serviço das seleções (julgo que 118 golos em 194 jogos), tendo derrubado o recorde que pertencia a um iraquiano - Ali Daei (109 golos em 148 jogos) – e deixando Messi (94 golos, 170 jogos) muito distante. Quanto a isso assunto arrumado. Mesmo que a melhor média dos jogadores com mais de trinta golos marcados pela sua seleção pertença ao dinamarquês Poul Nielsen com 52 golos em 38 jogos (média de 1,37 golos por jogo). Factualmente o jogador em atividade com mais golos pela sua seleção é Cristiano Ronaldo - que é também o jogador com mais internacionalizações pelas “Quinas” - com 118 golos, seguido de Messi com 94.

Portugal qualificou-se pela primeira vez para uma fase final de um Mundial em 1966, na Inglaterra. Da nossa selecção faziam parte jogadores que tinham ganho duas Taças dos Clubes Campeões Europeus pelo Benfica - casos de Eusébio, Simões, Coluna, José Augusto. A selecção era treinada pelo brasileiro Otto Glória. Na fase de grupos, Portugal venceu todos os jogos, derrotando o Brasil (campeão do mundo em título) e a Hungria (semifinalista do Europeu de 1964), ambos por 3-1, e ainda a Bulgária por 3-0. Nos quartos de final Portugal defrontou a Coreia do Norte ganhando por 5-3 (depois de ter estado a perder por 0-3), com Eusébio a marcar quatro golos! Recorde-se que depois de cada golo marcado, Eusébio nunca festejou, optando por ir buscar a bola ao fundo da baliza adversária para a repor no meio campo, gesto que acabaria por inspirar gerações futuras de jogadores.

Portugal foi derrotado nas meias-finais pela seleção anfitriã e futura campeã, a Inglaterra de Bobby Charlton autor dos dois golos. Eusébio reduziu, de penalty. No apuramento do 3º lugar, Portugal venceu a antiga União Soviética por 2-1, terminando em 3.º lugar. Esta continua a ser a melhor prestação de Portugal num campeonato mundial de futebol. Eusébio foi o melhor marcador da prova com nove golos. Um feito protagonizado pelos jogadores portugueses alcunhados de "magriços".

Portugal chegou à fase final de um Mundial de futebol, pela primeira vez, em 1966, tendo ficado em 3º lugar. Eusébio foi o melhor goleador com 9 golos e o 3º melhor jogador da prova. Portugal só voltou ao Mundial em 1986, mas não foi alem da fase de grupos. Regressou em 2002 e nunca mais deixou de estar presente. Em 2002 voltou a ficar pela fase de grupos tal como aconteceu no mundial de 2014. Em 2006 foi 4º. Em 2010 e 2018 chegou aos oitavos-de-final, exactamente onde se encontra no Mundial no Qatar.

Ronaldo, que esteve nas fases finais dos mundiais de 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022 não conseguiu nessas cinco edições chegar aos 9 golos que Eusébio marcou numa única presença (1966), num tempo em que o futebol era diferente, tinha bolas diferentes, botas diferentes, modelo competitivo diferente, arbitragens diferentes, selecções diferentes, menos jogos porque havia menos países em competição - só a fragmentação da antiga URSS em 1991 deu origem a 21 novos países... Ronaldo tem neste momento 8 golos: 1 marcado em 2006, 1 em 2010, 1 em 2014, 4 em 2018 e 1 obtido em 2022. Portanto, não há recorde nenhum para bater porque não podemos comparar uma presença numa fase final com cinco presenças em fases finais! Há apenas um total de golos marcados pela selecção das quinas (9) que desde 1966 nunca foi ultrapassado. Resta saber quando o será e por quem.

Recordo, finalmente, que o melhor marcador nas fases finais do Mundial de futebol é o alemão Klose com 16 golos (4 fases finais), seguido do brasileiro Ronaldo, 15 golos em 4 fases finais, e do alemão Muller, 14 golos em 2 fases finais. O recorde de maior numero de golos numa só fase final pertence ao francês Fontaine e continua sem ser igualado desde 1958 (LFM, texto publicado no Tribuna da Madeira de 9.12.2022)

Sem comentários: