domingo, junho 21, 2020

Distanciamento social: o que muda de país para país

O distanciamento social é igual em todos os países?
- Não, o afastamento oscila entre um metro e dois metros. No Reino Unido prevalece a regra dos dois metros, assim como no Canadá, Espanha e na esmagadora maioria das situações. É assim também em Portugal, embora em alguns casos a Direção-Geral da Saúde (DGS) admita 1,5 metros desde que haja outro tipo de proteção, como o uso de máscara ou a existência de acrílicos, como acontece nos restaurantes. Países como Alemanha, Bélgica, Grécia, Itália, Países Baixos e Austrália mantêm 1,5 metros, como descreve a BBC. China, Dinamarca, França, Hong Kong, Lituânia e Singapura optaram por seguir a regra de apenas um metro de distância.
- Por que razão o distanciamento é tão importante?
- Entre as evidências científicas mais certas sobre o novo coronavírus está a probabilidade de transmissão quando existe um contacto próximo, a menos de dois metros, com uma pessoa infetada. Como explica a DGS, este risco é tanto maior quanto mais tempo de contacto e proximidade as pessoas tiverem. Sabendo que a principal forma de contágio é através de gotículas, garantir o afastamento das pessoas é uma das medidas mais básicas de controlo.
- Qual o risco de infeção com distância de um metro?
- Um estudo encomendado pela Organização Mundial da Saúde e publicado na revista científica “The Lancet” concluiu que o risco é de 12,8% a um metro de distância, cerca de 2,6% com 1,5 metros e de 1,3% a 2 metros. Mas surgiram várias críticas feitas por cientistas a essas conclusões, apontando erros ao estudo e apelando a que os resultados não fossem usados como evidência científica para relaxar o distanciamento no Reino Unido.
- Quem definiu estas distâncias?
- A investigação científica feita nos anos 30 por William Wells e Richard Riley, investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, concluiu que o contágio de algumas doenças infecciosas era feito através de pequenas gotículas transportadas pelo ar. E perceberam que essas partículas depois de expelidas caiam numa distância entre um e dois metros.
- Qual o afastamento possível nos transportes?
- Neste momento, os transportes em Portugal estão limitados a um máximo de dois terços da sua capacidade. Segundo os cálculos feitos por Filipe Moura, professor do Instituto Superior Técnico e especialista em Mobilidade e Transportes, essa lotação num autocarro standard da Carris só permite 80 centímetros entre passageiros. O uso obrigatório de máscara pelos passageiros e motoristas serve para compensar o facto de ser impossível manter o distanciamento desejável (Expresso, texto da jornalista ANA BAIÃO)

Sem comentários: