segunda-feira, abril 13, 2020

Covid19: máscaras

Máscara cirúrgica
Concebida para filtrar gotículas expelidas da boca de alguém, impedindo assim que cheguem à cara de outra pessoa ou a superfícies. Não filtram partículas inferiores a dois micrómetros de diâmetro. Têm três camadas: uma exterior (que repele água, sangue e fluídos corporais); uma intermédia (que filtra agentes patogénicos) e uma interior (que absorve água, saliva e transpiração).
Respirador N95
Concebido para filtragem de partículas existentes no ar, filtram diâmetros inferiores a três micrómetros. Têm quatro camadas: a primeira do chamado “tecido não tecido” (TNT)* de polipropileno; segunda de carvão activado que protege de poluição química; a terceira com um filtro de algodão para partículas até 0,3 micrómetros; e uma última, também de TNT de polipropileno, respirável e confortável para ficar encostada à pele.
Respirador FFP2

Destina-se a filtrar partículas muito pequenas, incluindo partículas em suspensão no ar como aerossóis, oferece uma boa protecção bidireccional, filtrando assim tanto a entrada como a saída do ar. Pode ter uma válvula, que ajuda a reduzir a acumulação de calor em condições quentes e húmidas (Público)

Sem comentários: