A detenção do ex-Primeiro-ministro José Sócrates teve
uma ampla cobertura mediática no fim-de-semana imediatamente após a sua
detenção e manteve-se ao longo de toda a semana que terminou, como o confirmam
os dados do serviço de Clipping da MediaMonitor. Se nos dias 22 e 23 de
Novembro de 2014, após a detenção de José Sócrates por suspeitas de crimes de
corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais, tinham sido divulgadas
cerca de três mil notícias relacionadas com o ex-Primeiro-ministro, no dia 30
de Novembro as notícias já ascendiam a quase 11 mil notícias, segundo análise
do serviço de Clipping da MediaMonitor. A Televisão e a Internet mantiveram-se
como os dois meios que estiveram mais atentos ao tema, dedicando-lhe mais de
quatro mil peças jornalísticas cada um. Na imprensa, este assunto motivou 743
notícias com um total de 664 páginas equivalentes a tabloide. Em TV, o assunto
foi exposto por cerca de 285 horas, enquanto em rádio motivou mais de 60 horas
de informação. O Correio da Manhã foi o título de imprensa que deu maior
exposição ao caso José Sócrates com 65 notícias, equivalentes a um total de
cerca de 76 páginas de tabloide. Em televisão, a RTP Informação foi o canal
mais atento ao assunto, emitindo mais de 71 horas de duração sobre o assunto. A
TSF foi a rádio que mais tempo dedicou ao caso Sócrates, com 31 horas de
duração, enquanto na Internet o tema esteve mais presente no site Portugal News
com 326 notícias. Até ao momento, o dia com mais notícias sobre o caso que
envolve o ex-Primeiro-ministro foi o dia 25 de Novembro com 1763 notícias, um
dia depois de conhecida a medida de coação de prisão preventiva. Nesse dia,
muitas das notícias referiam a primeira noite de José Sócrates no
estabelecimento prisional de Évora. De referir ainda que o Grupo Lena foi
referido em 1169 notícias e a Octapharma em 508 notícias nas mesmas datas (22 a
30/11/2014). Esta análise foi realizada com base em informação do serviço de
Clipping da MediaMonitor.~Este serviço permite a qualquer instituição ou
personalidade acompanhar tudo que é divulgado nos media sobre ela ou sobre
temas do seu interesse e monitoriza mais de 700 publicações, 8 canais de TV, 5
rádios e mais de 700 sites (fonte: Marktest.com, Dezembro de 2014)