sábado, maio 31, 2014

Já conhece a "não-dieta" que é um sucesso em Hollywood?

A dieta do momento é descrita como equilibrada, completa e fácil de seguir e já conquistou celebridades como Heidi Klum, Taylor Swift e Jessica Simpson.
A D.A.S.H - Dietary Approaches to Stop Hypertension (Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão) tem, como o nome indica, o objetivo de evitar a tensão elevada mas os seus efeitos sobre o organismo são, alegadamente, tão benéficos que a dieta é aconselhada também como prevenção do cancro e doenças cardíacas.
No início dos anos 90, nos EUA, a D.A.S.H. nasceu de um estudo do Departamento de Saúde, onde começaram a classificar os alimentos e as ementas de acordo com os efeitos que tinham sobre a pressão arterial. A pesquisa tentou arranjar uma alternativa à típica "dieta americana". É uma combinação que implica um alto teor de potássio, magnésio e cálcio, cereais integrais, aves, peixes e frutas secas mas que é pobre em carnes vermelhas, doces e sumos. As frutas, legumes, um teor baixo de gordura, especialmente a saturada, e o sódio foram incluídos na dieta.
Ao fim de um mês a fazerem a "não-dieta", muitas pessoas confirmaram que a pressão arterial começou a normalizar-se, sem medicação. Além disso, problemas como pedras nos rins, ataques cardíacos e diabetes também melhoraram. Mas há mais: quem aderiu à D.A.S.H perdeu peso, fazendo desta uma dieta de grande sucesso, neste momento, entre as várias celebridades.
A revista US News & World Report elegeu-a mesmo como a melhor dos últimos quatro anos.
Conselhos para uma ementa D.A.S.H :
- Aumente o consumo de legumes, frutas, cereais integrais, carnes magras e lacticínios com baixa teor de gordura, com pouco sal e gorduras saturadas;
- Os pratos não precisam de um processo de preparação complicado;
- Não precisa de eliminar os hidratos de carbono. É recomendável que coma os hidratos ricos em fibras (integrais) ou que os cozinhe numa versão mais saudável, como batatas cozidas ou assadas;
- Todas as pessoas podem fazer esta "não-dieta", até mesmo os celíacos ou os diabéticos;
- A D.A.S.H pode ser adaptada para os vegetarianos;
- É aconselhável fazer exercício físico para auxiliar na perda de peso, ao contrário de certas dietas que não permite exercícios nos primeiros tempos;
- Pode comer cerca de 1800 calorias por dia, o que pode parecer muito tendo em conta que outras dietas não permitem a ingestão de mais de 1200 calorias por dia" (texto da Visão com a devida vénia)