sexta-feira, junho 15, 2012

77% dos Bancarizados são sócios ou adeptos de clubes de futebol


Numa altura do ano em que milhões de portugueses centram as suas atenções no mundo do futebol, com o Euro 2012 à porta, a Marktest não quis deixar de se dedicar também de alguma forma a esta temática.Centrando a análise no universo dos indivíduos bancarizados de Portugal Continental com 15 e mais anos, e tendo por base o estudo Basef Banca, verifica-se que 76.9% dos bancarizados são sócios ou adeptos de pelo menos um clube de futebol. Destes, quase metade (48.4%) referem que são sócios ou adeptos do S.L. Benfica, 24.8% referem o F.C.Porto e 22.4% referem o Sporting C.P. Numa análise por bancos onde têm conta, constata-se que são os clientes Santander Totta que reunem mais sócios ou adeptos de clubes de futebol (81.1%), enquanto que no universo de clientes CGD a percentagem de sócios ou adeptos é 5.2 pontos percentuais mais baixa. Junto dos clientes de cada banco, a distribuição dos três principais clubes de futebol portugueses segue uma distribuição semelhante à do universo de bancarizados.
Benfica - Os clientes do Santander Totta reunem mais sócios ou adeptos do S.L. Benfica do que os clientes dos restantes bancos (50%)
Porto - É junto dos clientes do Mill. BCP que o F.C. Porto detém mais sócios ou adeptos (27.1%).
Sporting - No universo de clientes BES existem mais sócios ou adeptos do Sporting C.P. (24.5%) do que no universo dos clientes dos outros bancos em análise
Para além destes dados, a Marktest aferiu ainda que:
- 31.000 dos indivíduos bancarizados não referem um clube de futebol, mas sim a selecção nacional.
- 1.806.000 dos bancarizados que são sócios ou adeptos de pelo menos um clube de futebol utilizam o serviço de Internet Banking, sendo os sócios ou adeptos do Sporting C.P. aqueles que mais utilizam este serviço (34.2%), quando comparados com os outros dois principais clubes.
Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo
Basef Banca da Marktest, um estudo regular da Marktest, lançado em 1989 e que tem por objectivo apoiar o marketing dos Bancos, fornecendo informação sobre os comportamentos, atitudes e opiniões dos consumidores efectivos e potenciais dos serviços financeiros destinados aos particulares. Estuda o universo constituído pelos indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos, residentes em Portugal Continental (fonte: Marktest.com, Junho de 2012)

Sem comentários: