quinta-feira, setembro 02, 2010

Jornalismo: novo sistema para medir audiências?

Li aqui que "a Comissão de Análise de Estudos do Meio (CAEM) vai lançar em Setembro uma consulta pública para um novo sistema de medição de audiências de televisão que corresponda à evolução tecnológica e de consumo do meio. O novo sistema, que segundo adiantou à Lusa o presidente da CAEM, Luís Mergulhão, deverá começar a ser aplicado até ao final do ano, irá substituir o actualmente existente, a funcionar desde 1998. O objectivo, refere a CAEM, é que o novo sistema "consiga corresponder às actuais e futuras evoluções quer do consumo do meio televisão, quer das características tecnológicas dos sistemas de distribuição e dos equipamentos instalados nos lares". O processo começou há cerca de um ano e tem envolvido todos os interessados - televisões, anunciantes e agência de meios - para determinar o perfil as características técnicas que o sistema deve ter. O anúncio da consulta pública foi endereçado pela CAEM à TVI à Marktest Audimetria para responder às solicitações de realização de uma auditoria ao sistema ainda em vigor, na sequência das audiências publicas relativamente à transmissão do jogo Paços de Ferreira - Sporting. No domingo passado, a TVI exigiu uma auditoria urgente ao sistema de medição de audiências da televisão da Marktest alegando existirem falhas e falta de qualidade do serviço, anunciou a administração em comunicado. A exigência anunciada pela administração daquela estação deveu-se a um erro nas audiências relativas ao jogo do Paços de Ferreira - Sporting, transmitido sábado, e que, segundo a TVI, constituiu "o culminar de um processo de descrédito total do atual sistema de mediação de audiências de televisão em Portugal". Os valores indicados pela Marktest foram, entretanto, corrigidos, tendo a empresa admitido que "tinha havido um erro". O presidente da CAEM disse na altura à Lusa que ia investigar o erro, garantindo, no entanto, que o actual sistema é fiável e permanentemente monitorizado".

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