terça-feira, setembro 28, 2010

Jornalismo: Sindicato apela a participação na jornada europeia de 29 de Setembro

"O Sindicato dos Jornalistas (SJ) exorta os jornalistas portugueses a participar nas iniciativas da Jornada europeia de 29 de Setembro contra a austeridade e pela prioridade ao emprego e ao crescimento. Em comunicado divulgado hoje e que a seguir se transcreve na íntegra, o SJ solidariza-se com as razões da jornada de luta convocada pela Confederação Europeia de Sindicatos (CES) e apoiada pela Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), na qual está filiado. Considerando que os jornalistas portugueses «enfrentam na generalidade os problemas identificados pela CES: despedimentos e forte aumento do desemprego na classe, crescente precarização do trabalho, baixos salários e queda dos salários reais, condições de trabalho cada vez mais desfavoráveis», a Direcção do SJ, ouvido o Conselho Geral, «subscreve e reforça os apelos da CES e da FEJ de participação na Jornada europeia de 29 de Setembro».
A Confederação Europeia de Sindicatos (CES), que agrupa 82 confederações de países da Europa incluindo a CGTP e a UGT, convocou para 29 de Setembro uma jornada europeia contra a austeridade e pela prioridade ao emprego e ao crescimento. A Direcção da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), na qual o SJ está filiado, apoiou em 18 de Junho a jornada europeia e fez um apelo aos sindicatos membros para que nela participem. O Sindicato dos Jornalistas considera que os problemas dos trabalhadores portugueses, incluindo dos jornalistas, são comuns aos dos trabalhadores europeus, pelo que exorta os jornalistas portugueses a participar nas iniciativas desta Jornada da CES. A CES, na convocatória da Jornada, afirma que a crise financeira mergulhou a Europa na pior situação vivida desde os anos trinta do século passado, com 23 milhões de desempregados, milhões de trabalhadores fragilizados e com trabalho precário e uma tensão social crescente.
“Face a esta situação, a única resposta dos governos europeus é adoptar medidas de austeridade que vão afectar a solidariedade social e o crescimento”, salienta o manifesto da CES. A Confederação sindical europeia sublinha que a crise deve ser paga pelos bancos que a provocaram e não pelos trabalhadores e recusa os planos de austeridade na Europa, os cortes salariais, a precarização do emprego e o aumento do desemprego, a desregulamentação das leis de trabalho, a pobreza, a exclusão social e o aumento das desigualdades.
A CES apela à participação dos trabalhadores na manifestação europeia de Bruxelas, na greve geral em Espanha e nas iniciativas de protesto que decorrem em Portugal, Itália, Letónia, Polónia, Chipre, Roménia, República Checa, Lituânia e Sérvia. Os jornalistas portugueses enfrentam na generalidade os problemas identificados pela CES: despedimentos e forte aumento do desemprego na classe, crescente precarização do trabalho, baixos salários e queda dos salários reais, condições de trabalho cada vez mais desfavoráveis. Neste contexto, a Direcção do Sindicato dos Jornalistas, ouvido o Conselho Geral do SJ, subscreve e reforça os apelos da CES e da FEJ de participação na Jornada europeia de 29 de Setembro.
Lisboa, 27 de Setembro de 2010
A Direcção"

Sem comentários: