Garante o DN de Lisboa de hoje que "na sequência do incidente com um voo da Qantas, em Outubro de 2008, a Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA), lançou um alerta aos pilotos dos aviões Airbus A330 e A340 sobre ocorrências anormais no equipamento Ecam dessas aeronaves. Em Outubro de 2008, mais de 50 pessoas ficaram feridas quando o voo da Qantas, que fazia a ligação entre Singapura e Perth (Austrália), registou uma queda abrupta de vários metros quando viajava em velocidade de cruzeiro. Na sequência desse acidente, a Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA) emitiu, a 16 de Janeiro último, um alerta para os pilotos dos Airbus A330 e A340. De acordo com o alerta em causa, esses dois tipos de aviões registam ocorrências anormais no equipamento Ecam (Electronic Centralised Aircraft Monitor) o que levaria a um comportamento anormal que provocaria, por exemplo, mergulhos em pleno voo. A situação, recordada pelo jornal americano The New York Times, sublinha que o problema foi detectado no voo da companhia australiana Qantas e teria sido precedido do desligamento do piloto automático".
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