domingo, junho 24, 2007

Blogosfera é lida por uma minoria de cibernautas

Inquérito realizado pela Gallup nos EUA
Existem cerca de 30 milhões de blogues na Web e milhares de novos blogues nascem todos os dias. O fenómeno motiva encontros e congressos, as frases dos bloggers mais conhecidos chegam às páginas dos jornais, a blogosfera movimenta grandes somas publicitárias e até já há quem faça do seu blogue um emprego a tempo inteiro. Contudo, apenas uma minoria acede a blogues e a leitura deste tipo de espaços está no fim da lista de utilizações que os norte-americanos dão à Internet.As conclusões são de um estudo da prestigiada empresa de estatísticas Gallup e indicam que apenas nove por cento dos cibernautas nos EUA lêem blogues frequentemente, enquanto 11 por cento o fazem raramente e 66 por cento afirmaram nunca consultar este tipo de site. O relatório, que tem por base 1013 inquéritos feitos naquele país, revela que a leitura de blogues durante 2005 "está algures entre a estagnação e o decréscimo". A Gallup avançou ainda que esta prática surge em último lugar numa lista de 13 actividades que podem ser levadas a cabo na Internet. O primeiro lugar da tabela é ocupado pelo e-mail, seguido da consulta de notícias e de informação meteorológica. As compras na Internet e o planeamento de viagens alcançaram a terceira posição. Também à frente da leitura de blogues estão os leilões on-line, o download de músicas e a utilização de sistemas de mensagens instantâneas, como o MSN Messenger, da Microsoft. Os números da Gallup mostram ainda que os indivíduos entre os 18 e os 29 anos são os que mais lêem blogues (o estudo refere-se apenas à população adulta, deixando de fora os adolescentes), com 28 por cento dos assíduos da blogosfera a concentrarem-se nesta faixa etária. Acima dos 50 anos estão apenas 17 por cento dos leitores.
Os homens são também os que têm mais tendência para se dedicar a este tipo de leituras on-line. Só 17 por cento das mulheres afirmou ler blogues, um número que sobe para 28 por cento no caso dos inquiridos do sexo masculino. Apesar do estudo da Gallup, muitos blogues norte-americanos apresentam números de visitas suficientemente elevados para atrair a atenção de anunciantes e investidores. Em Portugal, a blogosfera é ainda dominada por blogues de carácter pessoal, que funcionam frequentemente como uma espécie de diário em formato digital. Contudo, noutros países, sobretudo nos EUA, os blogues temáticos, dedicados exclusivamente a um tipo de assuntos, geram tráfego suficiente para que já haja quem faça do blogue a sua principal ocupação. Os números não enganam. O popular Abrupto, de José Pacheco Pereira, conseguiu na noite das eleições presidenciais, em que o autor manteve o blogue em actualização ao mesmo tempo que fazia comentários nos estúdios da SIC, mais de 16 mil page views. O valor, indicado pelo autor, fica muito longe das mais de 380 mil page views que um blogue profissional como o Gizmodo (que se dedica a questões relacionadas com novas tecnologias) regista num dia normal (fonte: João Pedro Pereira, Publico)

Sem comentários: