terça-feira, abril 25, 2023

Qual a legitimidade de um fracasso político? Guiadó diz que "perseguição da ditadura" chegou à Colômbia

O opositor venezuelano, Juan Guaidó, escreveu no Twitter que a “perseguição da ditadura chegou hoje à Colômbia”, depois de ter sido expulso daquele país, onde se vai realizar uma cimeira internacional sobre a Venezuela. "Eles estão a obrigar-me a deixar a Colômbia", afirmou Guaidó num vídeo publicado no Twitter e filmado no avião que o levava para os Estados Unidos. "A perseguição da ditadura, infelizmente, chegou hoje à Colômbia", acrescentou.

As autoridades da Colômbia anunciaram na segunda-feira à noite que expulsaram o líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó do país, onde arranca hoje uma cimeira internacional sobre a Venezuela. Guaidó explicou ainda que estava num voo comercial, depois de viajar "sessenta horas para chegar a Bogotá", onde anunciou na segunda-feira que estaria. Entrou na Colômbia a pé, confirmou fonte próxima do opositor venezuelano. O Governo colombiano acusou Guaidó de ter entrado no país "de forma não autorizada" e disse que o dirigente foi "levado até ao aeroporto El Dorado", em Bogotá, de onde partiu, de acordo com um comunicado.

Uma fonte da oposição venezuelana, que pediu para não ser identificada, disse à agência de notícias France-Presse que Bogotá "obrigou" Guaidó a apanhar um "voo comercial" para os Estados Unidos. Horas antes, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Colômbia, Álvaro Leyva, tinha avisado que país iria expulsar Guaidó, por se ter deslocado a Bogotá, sem convite. A posição do Governo colombiano foi dada a conhecer depois de Guaidó anunciar que acabava de "chegar à Colômbia, da mesma maneira que o têm feito milhões de venezuelanos, a pé".

O adversário venezuelano foi considerado pelos Estados Unidos como presidente de facto do seu país no início de 2019, após a disputada reeleição em maio de 2018 do presidente Nicolás Maduro. No final de 2022, a dividida oposição venezuelana pôs fim ao "governo interino" de Juan Guaidó. O opositor venezuelano está oficialmente interdito de sair da Venezuela e alvo de vários processos na justiça do seu país, um deles por “traição” (Lusa)

Sem comentários: