domingo, abril 02, 2023

Governo nomeia quase mil pessoas para os gabinetes dos ministérios. Despesa anual com salários supera 41 milhões de euros

António Costa prometeu que o atual Executivo seria “mais curto” mas a verdade é que se contam pelo menor 976 funcionários nos vários gabinetes do Governo. Os números estão abaixo dos da equipa anterior, mas deverão subir, já que no site do Governo falta ainda publicar os dados de cinco gabinetes. De acordo com os números, citados pelo Jornal de Notícias, os atuais quase 1000 funcionários nomeados pelo Governo representam uma despesa com salários de cerca de 2,94 milhões de euros, entre os 19 ministérios. Por ano, significam mais de 41 milhões de euros, e 164 milhões durante toda a legislatura. Em 2020 e seis meses após o anterior Governo tomar posse, havia 1054 funcionários . Comparado com os números atuais (em funções um ano após a posse), verifica-se que há apenas menos 78 pessoas (menos 7,8%) nos gabinetes ministeriais.

Já quanto a salários, há uma redução de 1,5 milhões de euros por anos.

Com a publicação dos dados que faltam sobre os cinco gabinetes do Governo (quatro secretarias de Estado dos ministérios do Ambiente, Habitação e Agricultura, bem como o gabinete do ministro das Infraestruturas) a diferença poderá ser anulada. Com as mudanças ocorridas aquando da crise do Governo, iniciada em dezembro do ano passado, e com as várias demissões, o atual Executivo está mais curto que o anterior, o maior de sempre, mas tem crescido. Tem agora 19 ministérios e 41 secretarias de Estado, ou seja, um total de 60 gabinetes, menos 10 do que no antigo Governo do PS (Multinews)

Sem comentários: