sábado, abril 08, 2023

Competitividade: Norte e Madeira entre as 3 regiões que mais progrediram na UE, mas Lisboa é a única acima da média europeia

De acordo com o Índice de Competitividade Regional (ICR), a zona da Área Metropolitana de Lisboa é a única região NUT-2 que está acima da média europeia em termos de competitividade. O relatório, divulgado na semana passada, destaca a evolução, nos últimos seis anos, das regiões do Norte e Madeira. Segundo os números, citados pelo Público, existe um ‘fosso’ entre as outras regiões que não Lisboa e a Europa, num retrato pouco favorável ao país no que concerne à competitividade. No entanto, entre 2016 e 2022, o Norte e a Madeira estão no top 3 das regiões NUT-2 que mais progrediram, entre as 234 existentes na UE e analisadas no relatório. É o Norte que apresenta melhor progressão, só atrás da região da capital da Lituânia. A Madeira surge em terceiro lugar, ‘empatada’ com a região NUT-2 que inclui Varsóvia, a capital da Polónia.

Ainda há outro aspeto negativo destacado sobre a competitividade em Portugal: Para além de praticamente todas (com exceção de Lisboa) as regiões NUT-2 estarem abaixo da média europeia, os Açores (que estão em 208º lugar), até regrediram no índice, entre 2016 e 2022, se acordo com a análise. O índice em causa mede os principais fatores de competitividade das várias regiões NUT-2 na UE desde 2010, para analisar “a capacidade de uma região oferecer um ambiente atrativo para empresas e habitantes que queiram viver e trabalhar”.

Os autores assinalam a importância desta análise já que se verifica que as regiões mais competitivas “têm significativas vantagens económicas no seu desenvolvimento e outros domínios. Nestas regiões, por exemplo, o PIB per capita é mais alto, as mulheres têm melhor desempenho e há menos jovens que não estudam nem trabalham. O relatório assinala que “a competitividade regional fica acima da média em todas as regiões da Áustria, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Alemanha e os Estados-membros nórdicos”, enquanto em todas as regiões de leste está abaixo da média. A tabela dos mais competitivos é liderada por Utreque, nos Países Baixos. O país, aliás, tem cinco das suas 11 regiões NUT-2 no top 10 do ICR (Executive Digest)

Sem comentários: