domingo, abril 02, 2023

Despesas mensais em Portugal (sem habitação) representam 67% do salário mínimo, revela estudo

Portugal tem o 9º maior salário mínimo da Europa, de acordo com dados revelados esta quinta-feira pela HelloSafe Portugal, plataforma líder de comparação de produtos financeiros (seguros, empréstimos, investimentos) no país. Quanto dinheiro é que uma pessoa que vive sozinha precisa para gastar durante um mês inteiro? E se compararmos estas despesas com o valor de um salário mínimo? Será suficiente? A HelloSafe Portugal analisou o salário mínimo dos países da Europa para responder a estas quesõtes. Além disso, foi também analisado o custo de vida nas principais cidades nacionais. Quando dizemos que 66% do salário mínimo em Portugal está comprometido com as despesas diárias de uma pessoa, estamos a basear-nos numa média de 14 salários por ano. Quando dividido, temos o equivalente a 886,1 euros por mês. O problema é que este valor não é o montante mensal recebido. Para aqueles que se podem organizar e dividir este lucro ao longo do ano, podem garantir este rendimento mensal, caso contrário, o montante recebido é de 760 euros. Ou seja, sobra ainda menos para o aluguer e despesas de habitação, cerca de 168 euros.

Calculando o comprometimento salarial com base em 760 euros, a percentagem de gastos mensais sobe para 77,7%, e a situação fica ainda pior se calcularmos por salário líquido. Atualmente, a maior despesa é para a habitação, que utiliza cerca de 30,6% do salário português. Seguem-se as compras nos supermercados, com 26,8%, seguidas do transporte, com 14,5%.

Quais as cidades onde o salário mínimo vale menos? Lisboa, Cascais, Porto e Leiria

Se na média geral em Portugal, já é difícil viver apenas com um salário mínimo, em algumas cidades do país a situação é ainda pior. Lisboa, Cascais, Porto e Leiria têm despesas mensais acima da média nacional, que é de 591,1 euros. Lembre-se que as despesas mensais não incluem as despesas de arrendamento e alojamento.

Há seis países na Europa em que o salário mínimo não é suficiente para viver

Uma análise às despesas mensais em relação ao salário mínimo em todos os países europeus apontou que há casos em que as despesas mensais (não incluindo a habitação) são mesmo superiores ao salário, como é o caso da Albânia, Bulgária, Letónia, Sérvia, Estónia e Montenegro.

Há também países, tais como Itália, Suíça, Noruega, entre outros, que não têm um salário mínimo mensal fixo. Têm regras diferentes e fixam um pagamento mínimo por hora, ou então variam de acordo com a região do país – e por isso não foram contabilizados no estudo.

Luxemburgo, Alemanha e Bélgica têm os maiores salários mínimos da Europa; Portugal ocupa a 9ª posição

No caminho oposto dos países em maiores dificuldades estão o Luxemburgo, a Alemanha e a Bélgica. Estes três, além de terem os salários mínimos mais elevados, são também os que têm as despesas mensais mais baixas proporcionais ao salário. Isto significa que no final do mês, mesmo depois de pagar todas as contas mensais, têm mais dinheiro para gastar. No Luxemburgo, as despesas representam apenas 40% do salário mínimo (Executive Digest)

Sem comentários: