domingo, abril 14, 2013

Aeroporto de Beja teve apenas 5000 passageiros em dois anos de vida


Li no Publico que a "empresa que gere os aeroportos nacionais confia que o panorama será mais "interessante" daqui a quatro ou cinco anos. A funcionar há dois anos, o Aeroporto de Beja, que custou 33 milhões de euros, processou 5044 passageiros desde então, movimento considerado "positivo" pela ANA, apesar de só prever volumes de tráfego "interessantes" a partir de 2017/2018. Desde que começou a operar, a 13 de Abril de 2011, o Aeroporto de Beja, realizou, através de sete companhias aéreas, 160 movimentos de aeronaves, entre aterragens e descolagens, sendo 110 de operações charter de passageiros, 48 de voos privados/executivos e dois de carga aérea. O balanço da actividade do Aeroporto de Beja é "positivo" e "as perspectivas de desenvolvimento, em todas as áreas de negócio, são positivas", embora os volumes de tráfego de passageiros "somente" deverão ser "interessantes a partir de 2017/2018", disse à agência Lusa fonte oficial da ANA - Aeroportos de Portugal, que gere a infra-estrutura. Na área da carga aérea, "as acções de dinamização em curso poderão conduzir a importantes resultados já no curto prazo", admitiu o responsável, indicando que se têm vindo a "multiplicar" os contactos com operadores, dos quais já resultou um acordo entre a ANA e a empresa internacional de logística UTi. No âmbito do acordo, a UTi abriu um escritório no Aeroporto de Beja e, no passado dia 27, realizou a primeira operação de carga a partir da infraestrutura, lembrou a fonte.
Também no âmbito do acordo com a UTi, antevêem-se "desenvolvimentos em matéria de voos charter, não regulares, que poderão conduzir, inclusive, ao baseamento de uma companhia aérea" no Aeroporto de Beja, admitiu. Na área da indústria aeronáutica, disse, as consequências dos acordos entre a ANA e as empresas Aeromec e TAP "serão determinantes para o desenvolvimento" do segmento no aeroporto. O acordo com a Aeromec prevê a construção de um hangar de manutenção de aeronaves em Beja, num investimento que poderá chegar aos 14 milhões de euros e criar cerca de 150 postos de trabalho. O início da construção do hangar da Aeromec chegou a estar previsto para o segundo semestre de 2012, mas, segundo a fonte, devido à "situação financeira do país", a realização do investimento "sofreu um adiamento" e, para já, não há data prevista para o projecto arrancar. O acordo com a TAP prevê o aluguer, pela transportadora aérea nacional, de espaços para estacionar aviões no Aeroporto de Beja, onde terão uma manutenção "preliminar" antes de intervenções de manutenção "profunda" no complexo da empresa em Lisboa. A TAP e a ANA estão a trabalhar para que, "brevemente", o Aeroporto de Beja "comece a receber" os aviões no âmbito do acordo entre as empresas, disse. Segundo a fonte, a dinamização dos negócios de aviação no Aeroporto de Beja foi "sobretudo alavancada" pelas 22 operações de voos charter, entre Beja e Londres, que foram promovidas em 2011 pelo operador turístico britânico Sunvil e movimentaram 807 passageiros. Em 2011, a ANA e o Grupo Vila Vita assinaram um acordo que permitiu "agilizar" voos charter entre a Alemanha e Beja, os quais "se mantêm com uma periodicidade regular". Desde que começou a operar, o Aeroporto de Beja, que resulta do aproveitamento civil da Base Aérea n.º 11, tem estado aberto, mas praticamente vazio e sem voos e passageiros na maioria dos dias".