sábado, outubro 10, 2020

Retrato dos Açores em vésperas de eleições regionais: poucos jovens, casas mais baratas e emprego nos 55%

São Miguel é a única ilha dos Açores com mais jovens do que idosos e onde o saldo natural ainda é positivo. A conclusão é da Pordata, que reuniu alguns dos principais indicadores sobre a Região Autónoma dos Açores (RAA) para traçar um retrato do arquipélago das nove ilhas – que, no total, conta com cerca de 242 mil habitantes (2,4% do total de Portugal).

Dados de 2019 mostram que São Miguel é a ilha com mais população (cerca de 137 mil), ficando significativamente à frente dos restantes. Terceira, no segundo lugar, fica-se pelos quase 55 mil habitantes. No sentido inverso, Corvo é a que tem menos pessoas: apenas 485 residem nesta ilha.

O relatório “Retrato dos Açores” mostra ainda que há apenas 3.857 estrangeiros a residir nos Açores, o que compara com os 588.976 do total de Portugal (dados do ano passado).

Como vivem os açorianos?

Há cerca de 112 mil alojamentos familiares no arquipélago, sendo que a média de indivíduos por residência é de 2,2 pessoas (superior aos 1,7 verificados a nível nacional). Segundo a Pordata, o valor médio de avaliação bancária dos alojamentos é de 1.046 euros por metro quadrado, ligeiramente abaixo dos 1.192 euros por metro quadrado de Portugal. Por outro lado, o valor médio dos prédios hipotecados fica acima: 1682.35 euros nos Açores versus 135.054 euros no geral do País.

Quanto à carteira, a Pordata indica que o poder de compra per capita é de 87,3 nos Açores, sendo a ilha do Faial aquela que regista o maior valor (90,7). A taxa de inflação, por seu turno, é de 0,5%, que compara com os 0,3% de Portugal.

Como vai a educação e a saúde?

Nos Açores, 70% da  população com 15 ou mais anos não tem o ensino secundário, valor bastante acima dos 58% verificados a nível nacional. No ensino superior, nota-se que 11% dos residentes com 15 ou mais anos concluiu esta etapa educativa, face aos 20% de Portugal. A taxa de abandono precoce de educação e formação, por seu turno, situa-se nos 27%.

No campo da saúde, o relatório divulgado hoje indica que havia, em 2019,  873 médicos nos Açores, a maioria dos quais em São Miguel. Isto significa que há 278 habitantes por médico. Há também oito hospitais, situados em São Miguel, Terceira e Faial.

Cultura e turismo a subir

Segundo os dados mais recentes da Pordata, os Açores somam seis cinemas, 16 museus e 29 galerias de arte, sendo que as Câmaras Municipais dedicam 12% do total das suas despesas à área da Cultura e Desporto. Vila Praia da Vitória é o município que mais gasta nesta área.

Em termos de alojamentos turísticos, os dados mais recentes dão conta de 363 unidades, ou seja, 5,3% do total de Portugal. São Miguel é a ilha com mais alojamentos deste tipo, com o número a mais do que triplicar em relação a 2009. No total do arquipélago, registaram-se 874 dormidas nos alojamentos turísticos por 100 habitantes, com Faial, São Miguel e Flores a ficar acima da média da região autónoma.

A Pordata adianta ainda que as receitas totais das dormidas por hóspede nos alojamentos turísticas atingiram os 112,5 euros por pessoa, em linha com os 118,5 euros registados a nível nacional.

Mercado de trabalho

A taxa de actividade nos Açores, em termos de emprego e mercado de trabalho, situa-se nos 60%, considerando os activos por cada 100 pessoas com 15 e mais anos. Quanto aos inactivos, 24% são estudantes, 20% doméstico e 28% reformados.

A taxa de emprego, no ano passado, fixava-se nos 55%, sendo que 10% dos empregados corresponde ao sector primário, 17% ao secundário e 73% ao terciário.

Relativamente a quem já não trabalha ou não pode trabalhar, a Pordata revela que há registo de quase 63 mil pensões de segurança social e da Caixa Geral de Aposentações, valor significativamente distantes dos mais de 3,6 milhões contabilizados em Portugal. Verificam-se também cerca de 3.600 beneficiários do subsídio de desemprego, o equivalente a 3,5% do total de contribuintes da Segurança Social.

Há também mais de 20 mil beneficiários do Rendimento Social de Inserção, o que corresponde a 10,2% do total da população residente nos Açores com 15 ou mais anos. A nível nacional, este indicador não vai além dos 3% (Executive Digest, texto da jornalista Filipa Almeida)

Sem comentários: