quinta-feira, outubro 29, 2020

Quase 200 aeroportos europeus enfrentam insolvência, alerta ACI Europe



Quase 200 aeroportos na Europa enfrentarão insolvência nos próximos meses se o tráfego de passageiros não começar a recuperar até ao final do ano, alerta a agência de aeroportos ACI Europe (Airports Council International Europe). A agência considera que 193 centros europeus são, neste momento, “aeroportos de risco”, os quais contribuem para uma atividade económica com  277.000 empregos e 12,4 mil milhões de euros do PIB (Produto Interno Bruto) europeu. Os aeroportos em risco são principalmente os regionais menores, com menos de 5 milhões de viajantes a cada ano, onde o o seu encerramento teria um impacto desproporcional na empregabilidade local, afirmou um porta-voz da ACI à Reuters. Os maiores aeroportos europeus também estão a ter prejuízos a “uma taxa insustentável”, com os 20 principais aeroportos europeus a somar dívidas de 16 mil milhões de euros – o equivalente a quase 60% das suas receitas num ano ‘normal’, disse ainda a ACI.

“Os números publicados hoje mostram um quadro dramaticamente sombrio. Oito meses após o início da crise, todos os aeroportos europeus estão a ‘queimar’ dinheiro para permanecer abertos, com as receitas longe de cobrir os custos das operações, quanto mais os custos de capital ”, disse o diretor-geral da ACI EUROPE, Olivier Jankovec, em comunicado. Os dados da ACI evidenciam ainda que o tráfego de passageiros nos aeroportos europeus diminuiu 73% em relação ao ano anterior, em setembro, com 172,5 milhões de passageiros perdidos. O volume total de passageiros perdidos desde janeiro de 2020 é agora de 1,29 mil milhões.

“Em meados de outubro, o tráfego de passageiros caiu 75% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo uma redução de 80% para os aeroportos da UE, EEE, Suíça e Reino Unido – numa clara trajetória de queda”, acrescentou Jankovec. A ACI Europe representa mais de 500 aeroportos de um total de 740 aeroportos na Europa (Executive Digest, texto da jornalista  Sónia Bexiga)

Sem comentários: