sábado, maio 16, 2020

Sondagem: Costa esteve melhor do que Marcelo no combate à Covid-19


Os portugueses consideram que o primeiro-ministro, António Costa, esteve melhor do que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na resposta à crise provocada pela pandemia Covid-19, revela uma sondagem da Intercampus para o “Correio da Manhã” (CM). Esta é a convicção de, pelo menos, 34,7% de uma amostra constituída por 620 entrevistas. No entanto, 43,5% dos inquiridos, entre 5 e 9 de Maio, acredita que ambos têm estado bem. Só 13,2% considera que a postura do Presidente é melhor.
Mas se, por um lado, as sondagens afastam Costa e Marcelo, na política os dois responsáveis parecem alinhados, escreve o “CM”, recordando que, durante a visita que os dois fizeram esta quarta-feira à fábrica da Autoeuropa, em Palmela, o primeiro-ministro lançou Marcelo num segundo mandato a Belém. «Estabeleceu-se uma nova tradição de que o primeiro-ministro e o Presidente da República vêm em conjunto à Autoeuropa. Foi assim em 2016 no primeiro ano de mandato do senhor Presidente, foi agora também no último ano do actual mandato. (…) Proponho que a terceira visita seja para o ano, no primeiro ano do segundo mandato do Presidente», disse o primeiro-ministro.
«É prematuro estar agora a falar nessa matéria», atirou Marcelo. Mas, no final, Costa afirmou não ter a «menor dúvida do que se seguirá no próximo ano». Portugal está desde 3 de Maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de Março. Até ao momento, a Direção-Geral da Saúde contabilizou 1.175 mortos associados à Covid-19 em 28.132 casos confirmados de infecção.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias “France-Presse”, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 295 mil mortos e infectou mais de 4,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 1,4 milhões de doentes foram considerados curados. A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China (ExecutiveDigest)

Sem comentários: