sábado, maio 02, 2020

Nota: se necessário termos que ser duros com os nossos idosos


Temos de deixar uma mensagem aos nossos idosos que não estão em lares ou outras instituições, para que eles percebam uma coisa simples, a realidade em que vivem nos dias de hoje. E para que eles entendam uma coisa tão simples - porque sei que muitos reagem com dificuldade ao que lhes é pedido e às limitações impostas à sua liberdade de movimentos e aos convívios fora das suas casas, porque julgam que pela idade alcançada são uma espécie de donos do mundo aos quais ninguém dá ordens. Para isso bastam os números da nossa realidade:
- em Portugal tivemos ainda mais de 500 casos novos no último dia de Abril e já totalizamos quase 1.000 mortos. A pandemia é paulatina, o vírus continua presente e a ameaça, sobretudo para os mais idosos, é real;
- dos mortos registados em Portugal, e há que repetir isto aos nossos idosos, com todo o carinho mas de forma convincente, não há casos de vítimas em pessoas com menos de 39 anos de idade. Ao invés disso, entre os 60 e os 69 anos tivemos apenas 87 vítimas, 8,8% do total, contra 195 vítimas entre os 70 e os 79 anos de idade, 19,7% do total e 668 mortos entre pessoas com mais de 80 anos, 67,5% do total. 
Para que eles entendam, entre os 70 e os mais de 80 anos, temos até final de Abril um total de 863 mortos, 87,3% do total dos óbitos. Julgo que estes indicadores aconselham a que sejamos suficientemente convincentes nos apelos aos nossos idosos (LFM)

Sem comentários: