segunda-feira, maio 18, 2020

Conte e Boris Johnson a uma só voz: vacina não vai chegar tão cedo e talvez nunca chegue, alertam

De forma assertiva, e em momentos distintos, dois grandes líderes europeus disseram sem rodeios aos seus cidadãos que o mundo tem de se adaptar à convivência com o novo coronavírus e que apesar da urgência em desenvolver uma vacina, esta não vai chegar tão cedo, podendo mesmo nunca vir a ser criada, de acordo com a ‘CNBC’. As declarações do primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, e do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ecoaram um pouco por todo o mundo, chegando a vários estados norte-americanos numa altura em que estes lutam para reiniciar as suas economias. Com 36 milhões de recém-desempregados apenas nos EUA, as pressões económicas estão a aumentar, mesmo com as autoridades a reconhecer que a reabertura das atividades acarreta o risco de causar novas vagas de infecções e vítimas mortais. Em Itália, o Governo de Conte está a permitir o reinicio de parte da economia e um regresso gradual à normalidade. Esta segunda-feira, avançou a reabertura de galerias e museus e retomaram as missas com fiéis, bem como práticas desportivas coletivas.

«Estamos a enfrentar um risco calculado, sabendo que a curva epidemiológica pode voltar», disse Conte no final do dia de sábado passado. «É necessário aceitá-lo, caso contrário, nunca poderíamos reabrir», afirmou.
Conte acrescentou que a Itália não se «pode dar ao luxo» de esperar até que a vacina seja desenvolvida, sublinhando que os especialistas em saúde dizem que o mundo pode estar a meses, se não a anos, de ter uma vacina disponível para todos, apesar da corrida científica para a desenvolver.
O líder italiano considera que o país «ficaria com o tecido social e produtivo bastante danificado», se decidisse esperar pelo desenvolvimento de uma vacina contra a doença.  Prevê-se que a economia de Itália registe uma contracção de 9% este ano, devido ao bloqueio imposto pelo novo coronavírus.
Por sua vez, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, que foi hospitalizado no mês passado em estado grave devido à Covid-19, disse este domingo que uma vacina pode nunca chegar a ser desenvolvida, apesar do enorme esforço global para esse efeito.
«Eu disse que faríamos tudo o que pudéssemos para encontrar uma vacina», frisou Johnson ao jornal Mail, no domingo, acrescentando que «ainda existe um longo caminho a percorrer, e devo ser sincero, uma vacina pode nunca vir a ser desenvolvida». Johnson disse ainda que o Reino Unido está a dar «pequenos passos» em direcção à reabertura, «tentando fazer algo que nunca tinha sido feito antes, ao mover o país para fora de um bloqueio total».
«Apesar destes esforços, temos que reconhecer que talvez precisemos de conviver com este vírus durante algum tempo», referiu Johnson. O líder conservador disse que o Reino Unido tem de encontrar novas formas de controlar o vírus, incluindo a realização de mais testes para pessoas que apresentam sintomas e o rastreio dos contactos das pessoas infectadas (ED, texto da jornalista  Simone Silva)

Sem comentários: