Na última conferência "Comunicação em Debate", organizada pelo jornal Meios & Publicidade, a Marktest apresentou uma análise das tendências de uso de redes sociais em Portugal. Esperança Afonso, responsável pelo estudo Os Portugueses e as Redes Sociais, da Marktest, apresentou uma análise das principais tendências de utilização de redes sociais em Portugal na conferência "Comunicação em Debate", organizada pelo jornal Meios & Publicidade.
Na sua intervenção, referiu o uso quotidiano de redes sociais, que é, no entanto, um fenómeno relativamente recente - o LinkedIn é, entre as redes mais usadas pelos portugueses, a mais antiga, criada em 2003.
As redes sociais tiveram um crescimento rápido em Portugal, passando de 17.1% de utilizadores em 2008 para 63.6% em 2019, sendo atualmente o acesso bastante frequente e feito através do telemóvel. Entre os utilizadores portugueses, o Facebook ainda domina mas perde influência, com o Instagram a posicionar-se como rede em ascensão e muito relevante sobretudo entre os mais jovens. O grupo destes utilizadores mais jovens apresenta um perfil de utilização bastante diverso da média. Mais de metade destes refere o Instagram como rede que utilizam com mais frequência.
Mas, quem usa redes sociais e o que lá faz?
Segundo o estudo Bareme Internet, da Marktest, não há diferenças entre os dois géneros no perfil dos utilizadores de redes sociais portugueses. 66% dos utilizadores tem menos de 45 anos, 53% pertence às classes sociais mais altas e 36% reside nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto.
O acesso a redes sociais é sobretudo feito por telemóvel, entre as 20 e as 24 horas, sendo-lhes dedicado uma média diária de 93 minutos. Sábados e domingos são os dias em que se dedica mais tempo a redes sociais.
58% dos inquiridos pela Marktest indicam ver Tv ao mesmo tempo em que acedem a redes sociais e 44% referem ouvir música. Entre as atividades realizadas nas redes sociais, a troca de mensagens é a mais frequente (por 78% dos utilizadores), seguida de ler notícias em sites de informação (67%) e comentar publicações da rede de contactos (65%) (Marktest.com, Dezembro de 2019)
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