quarta-feira, outubro 30, 2019

Braga e Sintra com maior rating de dinamismo demográfico

Os ratings concelhios de 2019 da Marktest confirmam a manutenção do concelho de Sintra, pelo 4º ano consecutivo, no topo da lista do dinamismo demográfico, este ano acompanhado de Braga. Disponíveis na aplicação web Municípios Online, os ratings concelhios são métricas criadas pela Marktest desde 2014 que pretendem dar ferramentas às entidades locais ou às empresas com dispersão regional, ao permitir observar de forma rápida e intuitiva os principais pontos fortes e fracos de cada concelho. Uma análise do rating de dinamismo demográfico permite verificar que o concelho de Sintra é em 2019, tal como desde 2016, o que regista um valor mais elevado. Numa escala de 1 a 20, o concelho obtém 18.0.
Este mesmo valor foi obtido pelo concelho de Braga, que assim lidera este ranking de dinamismo demográfico, ex aequo com Sintra.
Albufeira coloca-se em terceiro, com um rating de 17.5 e Mafra, Maia, Odivelas, Seixal e Vila Franca de Xira registam todos um rating de 17.4 e completam a lista dos 8 concelhos com mais dinamismo demográfico em 2019.
O mapa mostra a representação deste índice nos vários concelhos do país. O rating de dinamismo demográfico é composto por 8 indicadores que pretendem medir o dinamismo da população residente em cada concelho. Cada indicador foi classificado com uma notação de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país. Estes ratings estão disponíveis numa aplicação web, onde são apresentados em vários formatos, nomeadamente num dashboard que assinala com uma determinada cor os indicadores e as componentes deste rating de acordo com as notações obtidas. Pela sua visualização, é fácil e imediata a identificação das forças e fraquezas de cada concelho, dando assim um contributo ao estudo das melhores estratégias a adotar em função dessa avaliação (fonte: Marktest.com, Outubro de 2019)

Sem comentários: