sexta-feira, agosto 18, 2017

CMF: já agora o que andaram a fazer no local do acidente (Monte) e porque razão o MP não acompanhou essas diligências?

Entretanto, depois do apertão de orelhas dado hoje pelo Ministério Público à CMF - há quem me tivesse garantido que esta decisão do MP demorou estranhamente três dias a ser tomada por ter sido acelerada pelo anúncio pela CMF da divulgação hoje das conclusões da peritagem mas sobretudo por um programa transmitido ontem na RTP Madeira e as opiniões expressas por um jurista contactado pela reportagem em causa - espera-se que a CMF, depois da "jogada" acelerada em torno do Savoy, explique o que andou a fazer no Monte este tempo, o que é que os peritos andaram a mexer, que alterações foram feitas apressadamente no local do acidente, que provas importantes para um inquérito do MP poderão ter sido contaminadas ou mesmo destruídas, etc.
O que se passou no Monte é demasiado grave para ser desvalorizado. Imaginem que um tipo qualquer matava uma pessoa na sua própria casa e depois é o próprio autor do crime a passar a pente-fino o local onde tudo ocorreu. Qual a credibilidade da peritagem a realizar depois disso? Qual a credibilidade dos inquéritos que venham a ser realizados ou das investigações que a PJ inevitavelmente realizará no local por ordem do MP?
Ouvi alguém da CMF revelar ter o MP sido informado da realização das peritagens e que inclusivamente foi convidado o MP a estar presente - lembro que o MP anunciou a abertura de um inquérito no próprio dia da trágica ocorrência. Que tipo de contacto houve por parte da CMF com o MP, quando e com quem? Porque razão o MP não foi ao Monte nos dois dias em que os peritos contratados pela CMF - incluindo funcionários dos serviços municipais que tinham a obrigação de zelar por aquele espaço público!!! - andaram por lá, acompanhados de noticias diárias nos meios de comunicação, declarações e visitas do Representante da República?
Que conclusões construíram os peritos dado que a CMF tinha prometido para hoje a divulgação das primeiras conclusões dos trabalhos realizados num local - do acidente - que alegadamente hoje estará completamente alterado? (LFM)

Sem comentários: