terça-feira, setembro 21, 2010

Manipulação

Confesso que começo a ficar preocupado com o grau e o da manipulação, porque a s pessoas deixam de poder acreditar. Reparei hoje neste exemplo, mais um, que deixo à consideração das pessoas e de quem quiser entender a dimensão do que se passa:
DN do Funchal

• "O 'Jornal da Madeira', na medida em que tem um apoio do Governo Regional que se tem estendido ao longo de décadas, acaba por ser, não direi um porta-voz, mas muito sensível às posições do PSD-M e do Governo Regional da Madeira. Isso parece-me uma coisa incontroversa". Porém, em contrapartida, o DIÁRIO, "pela sua própria posição - e pela posição do Jornal da Madeira - acaba por ser a mais forte oposição da Madeira. É mais oposição ao Governo [Regional] do que qualquer dos partidos da oposição, no sentido em que é mais contundente, mais eficiente, do que eles são".
• Para Marcelo, "há razão naqueles que dizem que o Governo Regional, ao apoiar o Jornal da Madeira, está a apoiar a causa própria, há razão no Governo Regional da Madeira quando diz que o JM lhe é útil, na medida em que é uma forma de defesa perante a mais inteligente forma de oposição que existe na Madeira, que é o Diário de Notícias da Madeira".
• A situação da comunicação social na Região, admitiu, "é original, muito original": haver um partido há tantos anos no poder e que "não tem oposição partidária significativa", sendo a "única oposição eficaz (...) um órgão de informação".
• Esta é, disse, "uma situação um pouco anormal e patológica, como é anormal e patológico esse governo e esse partido terem um órgão de informação para seu apoio, ou sua defesa, ou explicação das suas posições. As duas coisas não são muito normais nas sociedades democráticas".

Jornal da Madeira

• Questionado sobre a situação do Jornal da Madeira, Marcelo Rebelo de Sousa reconheceu que o JM “está muito próximo das posições do Governo Regional da Madeira do PSD-Madeira” e que é “um aliado e alinha e exprime as suas posições”, mas também disse ser “verdade que o Diário de Notícias da Madeira é a mais forte Oposição que existe na Madeira”.
• “É mais forte que qualquer dos partidos da Oposição, o que é uma situação que não é muito vulgar numa sociedade democrática”, acentuou. “São duas situações patológicas e originais, que é um jornal ligado ao poder e outro jornal que é a mais eficaz e mais inteligente Oposição na Madeira”, adiantou ainda.
Afinal o que é patológico? Apenas o JM? Dispenso-me tecer mais comentários. Apenas um desabafo: assim não.

Sem comentários: