quinta-feira, agosto 09, 2007

Teixeira dos Santos promete...

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, disse hoje que o Orçamento do Estado para 2008 não obrigará o Governo a "pedir esforços adicionais" aos portugueses e não irão ser feitos cortes na despesa de investimento. "O esforço vai continuar, mas não se tenciona pedir esforços adicionais", afirmou Teixeira dos Santos, na conferência de imprensa realizada no final da reunião semanal do Conselho de Ministros. Contudo, acrescentou o governante, no Orçamento do Estado para 2008 o "padrão" dos últimos orçamentos será para manter, apostando num "regime de rigor e disciplina orçamental, reduzindo despesas". "Não é um orçamento de alívio", considerou o ministro. Relativamente às despesas que serão cortadas, Teixeira dos Santos escusou-se a revelar pormenores, adiantando apenas que "a despesa de investimento não será cortada". "Não vamos reduzir de forma cega e em todo o lado", afirmou também Teixeira dos Santos, salientando que o Governo já estabeleceu "opções muito claras" e "prioridades". Por outro lado, o ministro das Finanças recusou estar a pensar nas eleições legislativas de 2009 durante a elaboração do Orçamento do Estado para o próximo ano. "Não estou preocupado com as eleições", assegurou o ministro, subscrevendo as declarações do primeiro-ministro, José Sócrates, de que "os orçamentos não serão feitos para ganhar eleições". "Estou a pensar em 2010, quando temos de atingir um défice de meio ponto percentual", disse ainda o ministro das Finanças (fonte: Publico)

Sem comentários: