terça-feira, outubro 08, 2019

Nova "guerra" na presidência da AMRAM ou novo acordo de bastidores?

A anunciada saída do autarca de Santana, Teófilo Cunha, do CDS-M, para o futuro Governo Regional madeirense, coloca em cima da mesa outra disputa politica, menos relevante, sem impacto na vida regional ao nível do que se passou depois das regionais de 22 de Setembro, mas que poderá colocar em evidência, sim ou não, a capacidade de negociação dos autarcas e a sua habilidade sobretudo nas movimentações de bastidores: a eleição do novo Presidente da Associação dos autarcas.
Depois do Presidente da CMF, Miguel Gouveia, ter avançado com a proposta de candidatura de Ricardo Nascimento à liderança da Associação dos Municípios da Madeira, manifestando também a insatisfação pelo facto de Teófilo ter participado enquanto secretário-geral do CDS-M nas negociações com o PSD - como se isso fosse um crime de lesa-pátria... - numa clara jogada de antecipação, hoje surgiu a notícia da disponibilidade de Pedro Coelho, autarca do PSD e líder de Câmara de Lobos, para suceder a Teófilo Cunha.
Neste momento temos o seguinte cenário:
- PSD - 3 Câmaras Municipais (Porto Santo, Calheta e Câmara de Lobos)
- CDS - 1 Câmara Municipal (Santana)
- PS - 4 Câmaras Municipais (Funchal, Machico, Porto Moniz e Ponta do Sol)
- JPP - 1 Câmara Municipal (Santa Cruz)
- Independentes - 2 Câmaras Municipais (Santa Cruz e Ribeira Brava).
Aliás nessas declarações proferidas, Pedro Coelho reconheceu a dificuldade em garantir esse objectivo, uma vez que o PSD lidera apenas três das 11 Câmaras da Madeira. Lembro que o presidente da Câmara de São Vicente já voltou a filiar-se no PSD-Madeira depois de o ter abandonado ainda sob a liderança de Alberto João Jardim e tendo as autárquicas de 2013 como causa da divergência.
Julgo que a manter-se o cenário anterior, e assumindo que os autarcas do PS e da JPP estarão no mesmo barco, temos 5 autarquias, contra 4 apoiantes de Pedro Coelho, se contabilizarmos os três social-democratas e o autarca de São Vicente. Caso o novo autarca de Santana se junte ao PSD, passaremos a ter 5 autarcas a favor de Coelho, cabendo a Ricardo Nascimento o desempate. Talvez por isso Miguel Gouveia se antecipou, na esperança de que estas contas não fossem feitas o que efectivamente era inevitável. Isto promete (LFM)

Sem comentários: