sábado, agosto 20, 2022

Offshore 95: Os negócios secretos do Presidente Zelensky

A investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas, conhecida como ‘Pandora Papers’, tornou públicos negócios obscuros e fortunas de líderes mundiais escondidas em paraísos fiscais. Em outubro de 2021, foram identificados pelos menos 35 líderes mundiais que tinham contas offshore para evadir a tributação nos seus próprios países, e um deles foi o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. O jornal alemão ‘Die Welt’ relata que estava planeada para outubro do ano passado a exibição de um filme chamado “Offshore 95: Os negócios secretos do Presidente Zelensky”, o qual deveria revelar os negócios e as fortunas que o Chefe de Estado teria ligações a contas abertas em paraísos fiscais, descobertas por jornalistas ucranianos. Contudo, a estreia do documentário terá sido bloqueada à última hora, depois de a administração de um anfiteatro em Kiev, onde deveria ser exibida a película incriminatória, ter contactado as pessoas que iriam assistir, dizendo que “não vamos exibir o filme sobre o Presidente”, mencionando obras de recuperação nas instalações e problemas com a iluminação. Suspeita-se de que a tentativa de impedir a divulgação do documentário tenha sido orquestrada pelos serviços secretos ucranianos.

O ‘Die Welt’ denuncia que a teia de negócios que implicam Zelensky se trata de “corrupção à escala industrial” e avança que uma nova biografia do Presidente ucraniano, pelos jornalistas Steven Derix e Marina Shelkunova, com o título “Zelensky: o Presidente da Ucrânia e o seu País” (em tradução livre para português) promete revelar as dinâmicas internas da presidência ucraniana e trazer a público a rede de contactos e negócios que implicam Zelensky. O jornal ‘Exxpress’ diz que o livro deverá começar a chegar às livrarias durante o mês de agosto.

O livro aborda também o que passou a ser conhecido como o ‘Wagnergate’, uma operação ucraniana fracassada de 2021 que tinha como objetivo intercetar um voo de cerca de 30 mercenários do Grupo Wagner, com fortes ligações ao governo russo, que viajavam da Bielorrússia para a Venezuela e que sobrevoou o espaço aéreo da Ucrânia. Contudo, à última hora, Zelensky terá decidido abortar a operação. De acordo com a organização ‘Organized Crime and Corruption Reporting Project’, “o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky chegou ao poder sobre promessas de limpar o país da Europa de Leste, mas os Pandora Papers revelam que ele e o seu círculo interno beneficiaram de uma rede de empresas offshore, incluindo algumas que detinham propriedades de luxo em Londres”. A mesma organização salienta que, perto da eleição que lhe daria a liderança da Ucrânia em 2019, Zelensky entregou ao então assessor Serhiy Shefir as ações que detinha numa empresa offshore, mas terá assegurado que a sua família poderia continuar a receber dinheiro desse negócio (Multinews, texto do jornalista Filipe Pimentel Rações)

Sem comentários: